Em virtude da campanha Novembro
Azul, a prefeitura de Paranaguá, por intermédio da Secretaria Municipal de
Saúde (Semsa) realizou nos dias 16 e 17 de novembro uma campanha informativa
sobre o câncer de próstata. A Semsa realizou nas Praças Cyro Abalem e na Praça
Fernando Amaro, em parceria com o Senac, um mutirão de coleta de sangue de PSA,
o exame que atesta sobre um possível câncer de próstata, além de outras
orientações sobre a saúde do homem, tabagismo, diabetes e também foram efetuadas aferição de pressão arterial.
O câncer de próstata é quarto que
mais mata homens no Brasil e a Semsa realizou este mutirão no intuito de chamar
a atenção do homem para os cuidados com a saúde e realizar exames,
principalmente a partir dos 50 anos, a faixa etária definida com riscos maiores
de contrair a enfermidade.
Segundo o Superintendente da
Semsa, Carlos Xavier, a campanha é muito importante, da mesma forma como para a
saúde da mulher, o homem deve buscar sempre informações sobre doenças e em
especial no mês de novembro, sobre o câncer de próstata. “O homem precisa se
conscientizar de que o câncer de próstata mata e que pode se prevenir fazendo o
exame e buscando orientações com nossos profissionais”.
Nos dois dias de mutirão foram
feitos 180 exames de PSA, de proctologia e mais de 300 aferições de pressão
arterial. O prefeito Edison Kersten fala sobre a campanha. “Esses números
demonstram a preocupação do homem em se orientar melhor sobre a doença. É um
saldo positivo para os profissionais de saúde que não medem esforços para
chamar a atenção do homem para a gravidade do câncer de próstata”.
Para a secretária municipal de
saúde Sandra Luiza Machado, os dois dias de mutirão foram muito positivos.
“Estamos nos empenhando para que o homem tenha consciência com relação a sua
saúde e busque atendimento, orientação e realize o exame de sangue a partir dos
50 anos. A Semsa está empenhada para orientar o homem da mesma forma que
efetiva o atendimento à saúde da mulher. O saldo de exames foi muito positivo e
satisfatório e queremos que os homens busquem orientação não apenas em
novembro, mas o ano todo”.
Fonte: PMP
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