ENCOMENDAS DE BOLOS

NOTA DE ESCLARECIMENTO sobre Explosão de navio no Porto de Paranaguá

Na data de 28 de dezembro de 2015, por volta das 15h, o Navio AKAKI, de bandeira Cipriota, fundeado na área interna nº. 01, noticiou explosão no porão 3.

O navio concluiu o carregamento de 65 mil toneladas de milho no berço 214 do Corredor de Exportação do Porto de Paranaguá, desatracou no dia 27/12, às 16:29 e deslocou-se a pedido do armador para a área de fundeio nº. 01, para carregar combustível para a viagem até o Porto de Kaohsiung, na China. Imediatamente após a notícia da ocorrência, a Appa, seguindo procedimento de emergência acionou o seu Plano de Emergência deslocando as equipes para região do Navio. 

As informações obtidas até o presente momento mostram que não houve feridos tampouco vazamentos de qualquer natureza na baía de Paranaguá. As Autoridades Ambientais e a Marinha já foram informadas do ocorrido e a Appa continuará prestando apoio à embarcação.

A Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina já instaurou procedimento averiguatório para identificar os motivos e efeitos da explosão noticiada. Explosões desta natureza podem se dar em função da formação de gás no porão, por conta do produto (milho) e da alta temperatura registrada no momento da notícia de explosão (29° C), combinada com os procedimentos de fumigação (tratamento químico para controle de pragas), ou ainda imperícia nos procedimentos internos da tripulação.

O navio permanecerá retido em Paranaguá pela Capitania dos Portos do Paraná até que se verifique todas as condições de segurança da embarcação. 

Durante as próximas 24 horas, técnicos especializados permanecerão a bordo para realizar inspeções para levantar os danos e identificar a possibilidade ou não continuar a viagem.


                                                             Fonte: APPA

Enviar um comentário

0 Comentários