Na tarde desta sexta-feira,
10, aconteceu uma reunião na Paranaguá Saneamento com a Secretaria Municipal de
Assistência Social e Cagepar para discutir formas de divulgação da Tarifa
Social. O encontro contou com a presença de representantes dos quatro Centros
de Referência de Assistência Social (Cras) de Paranaguá.
O secretário municipal de
Assistência Social, Levi de Andrade ressalta que levar a informação sobre o
benefício à população e apresentar quem tem direito a Tarifa Social de água é
relevante. “Chamamos para a reunião, representantes dos quatro Cras que temos
na cidade, Vila Garcia, Nilson Neves, Porto dos Padres e Serraria do Rocha. Os
quatro Centros de Referência atendem a população de Paranaguá, que é dividida
por setores. Foi muito importante a presença delas porque no dia a dia, os Cras
trabalham com as famílias vulneráveis socialmente e já conhecem grande parte
dessa realidade”, explica.
O secretário lembra que grande parte das pessoas
atendidas pelo Cras recebem o Bolsa Família, entre outros programas sociais.
“Eles já têm esses cadastros e isso facilita para que, conversando com essas
famílias, expliquem quem tem direito a Tarifa Social”, informa.
Levi de Andrade enfatizou que
o programa é voltado àqueles que realmente necessitam do benefício. “Existem
alguns pré-requisitos para que a pessoa possa receber esse auxílio. A tarifa
Social proporciona um valor diferenciado bem mais baixo do que a taxa habitual
de água. A Paranaguá Saneamento nos informou na reunião que tem usado os
veículos de comunicação para divulgar essa oportunidade e agora os Cras também
auxiliarão nessa tarefa de informar a população”, frisa. Representando os
Centros de Referência, participaram da reunião, Mayara Farias de Mattos,
educadora social, a coordenadora do Cras, Jocirene Mariano, a assistente social
Renata Victória Pons e a coordenadora do Cras, Marildes do Amaral.
Gabriel Antunes, diretor de
normatização da Cagepar comenta que a Paranaguá Saneamento possui um limite de
até sete mil cadastros para oferecer esse auxílio e hoje não chegam a 900
famílias cadastradas. Por isso, a ideia é todos juntos, Assistência Social,
Cagepar e concessionária trazer essas famílias e mostrar que elas têm direito a
esse benefício”, observa. Também participou da reunião pela Cagepar, o ouvidor
Juliano Mickus.
Luiz Afonso Bazzo, diretor
geral da Paranaguá Saneamento destaca que outras reuniões ainda ocorrerão.
“Temos um acordo firmado com a Prefeitura onde disponibilizamos cerca de sete
mil ligações de água para se cadastrar na Tarifa Social e até agora tivemos a
procura de pouco mais de 800 moradores para realizar o cadastramento.
Realizamos essa reunião hoje para buscar um caminho e trazer a população até
nosso atendimento e se cadastre para receber o auxílio. É uma ação conjunto com
Cras, Assistência Social e Cagepar para que venha receber o benefício que está
disponível para quem se enquadra nos padrões descritos para tanto”, afirma.
Clientes inscritos e ativos no
Programa Bolsa Família do Governo Federal serão Automaticamente incluídos desde
que haja comprovação de sua inscrição e regularidade no programa Bolsa Família.
Clientes que não estão
inscritos no Programa Bolsa Família do Governo Federal que possuírem os
requisitos abaixo também poderão se cadastrar.
1) Uso exclusivamente
residencial
2) Imóvel com edificação única
de até 50 m² de área construída, com apenas um imóvel
3) Renda familiar de até dois
salários mínimos
4) Sem débitos junto a
Paranaguá Saneamento
a. Caso possua débito, no ato
da adesão à Tarifa Social, o cliente poderá negociar;
Fonte: PMP