O Governo do Estado homologou o
resultado da licitação para elaboração do Estudo de Viabilidade Técnica,
Econômica e Ambiental (EVTEA) que norteará a futura construção da Ponte de
Guaratuba, no Litoral. A empresa Engemin Engenharia e Geologia foi a vencedora
do processo promovido pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná
(DER-PR), com nota final de 96,44.
“Iniciamos mais uma etapa
importante, e que demonstra o esforço do Estado em viabilizar esta importante
obra, que vai beneficiar todo o Litoral paranaense”, afirmou a governadora Cida
Borghetti. A homologação foi publicada no Diário Oficial do Estado. O contrato,
no valor de R$ 832,8 mil, será assinado nos próximos dias, com prazo de 270
dias para entrega do relatório final.
“Esta é a única obra prevista
na Constituição do Estado de 1989, mas nunca foi feito um estudo aprofundado a
respeito. Pela primeira vez, o Governo do Paraná está direcionando recursos
para que a Ponte de Guaratuba saia do papel”, afirmou o secretário estadual de
Infraestrutura e Logística, Abelardo Lupion.
O estudo abrangerá a construção
de uma ponte com 800 metros de extensão, ligando a Praia de Caieiras, em
Guaratuba, à Prainha, em Matinhos, e também seus acessos, estimados em 2
quilômetros.
Na elaboração do EVTEA, deverá
ser considerado a pista com uma faixa de rolamento em cada sentido, além de
ciclovias e passeio para pedestres.
FLUIDEZ - “O principal objetivo
desta obra é tornar o trânsito mais ágil, aliviando o tráfego intenso,
principalmente na temporada e nos feriados”, destaca Lupion, acrescentando que
“a construção da ponte deixará a cidade livre de filas e tempo de espera para
travessia”. Somente no verão, 430 mil veículos utilizam o ferryboat para a
travessia.
MELHOR SOLUÇÃO - De acordo com
o edital, o EVTEA vai identificar a melhor localização da ponte e dos acessos,
definir o tipo de estrutura que será construída, além de atender aos requisitos
técnicos e operacionais exigidos para a rodovia, visando não só a melhor
solução técnico-econômica, mas também a que melhor atenda às condições locais
de acesso, de execução, de integração ao meio ambiente e de estética.
Fonte: AEN