Edye Venancio iniciou sua carreira no rádio em 1996, na Ilha do Mel FM, em Paranaguá-PR, graças à oportunidade concedida pela família Linhares e pelo diretor da época, José Francisco Soares Linhares. Desde jovem, Edye sonhava em trabalhar no rádio, inspirado por locutores renomados de Curitiba, como Rosalmo Vargas da Caiobá FM, e por talentos locais como Elias Guimarães, Luiz Antônio, Marcos Rogério e Márcio Guimarães, e outros.
A Jornada Inicial
A história de Edye como comunicador começou quando ele imitava locutores e era incentivado por amigos que elogiavam sua voz. Aos 14 anos, Edye já trabalhava e teve sua primeira experiência profissional na Casa do Pequeno Trabalhador, no bairro Costeira, sob a supervisão das senhoras Rose e Vera. Depois disso, passou por diversas empresas, incluindo Supermercados Condor, Petrobrás, Cranston Importação e Exportação, Fertimport, Frigobrás/Sadia e como Agente Comunitário de Saúde.
Primeira Oportunidade no Rádio
Mesmo enquanto trabalhava em outras áreas, Edye continuava a ouvir rádios como Caiobá FM, Antena 1, Ouro Verde FM e as locais, sempre brincando de ser locutor. Ele gravava fitas caseiras no banheiro de casa com um gravador e um microfone simples, registrando suas imitações.
Determinado a seguir seu sonho, Edye levou uma fita com suas gravações à Ilha do Mel FM. Após uma espera, ele foi atendido por Ronny Peterson, que passou a fita para Claudino Nunes, apresentador do Rede Notícias. Nunes gostou do timbre de voz de Edye e viu potencial nele, incentivando-o a se aperfeiçoar.
Desenvolvimento e Ascensão
Edye foi chamado para fazer um teste e Emerson Minini, o coordenador artístico, o deixou praticando sozinho, sem muitas orientações. Edye ficou praticando, lendo textos de revistas e ouvindo sua própria voz. A tão aguardada oportunidade veio e o gerente da rádio, Maurício Migliorini, ofereceu a ele a chance de apresentar um programa de meia-noite à 1h da manhã, uma espécie de teste.
Edye agarrou a oportunidade e, após a saída do locutor do horário, assumiu o programa Farol da Ilha que tinha o slogan: iluminando a sua madrugada, permanecendo na Ilha do Mel FM por 10 anos. Durante esse tempo, apresentou vários programas e ganhou experiência. Em seguida, foi convidado a trabalhar na Rádio Difusora AM 1460, a mais antiga do litoral paranaense, onde sempre sonhou trabalhar.
Conquistas na Rádio Difusora
Sob a direção do Padre Sérgio Sviental Campos, a Rádio Difusora passou por transformações, contratando os melhores profissionais. Edye foi convidado a integrar a equipe e trabalhou lá por seis anos como locutor e repórter. Junto com Mário Mikosz, apresentava o Jornal na Manhã, um programa que se destacou pelo formato inovador e conquistou os ouvintes.
Retorno à Ilha do Mel FM e Novos Desafios
Após sair da Rádio Difusora, Edye foi convidado por Ogarito Linhares a retornar à Ilha do Mel FM, onde começou sua carreira. Ele voltou em 3 de dezembro de 2012 e trabalhou por três anos como repórter no Rede Notícias. Apesar de insatisfações internas, insatisfeito com o comportamento e a falta de respeito do "coordenador artístico" na época, que era considerado por outros colegas, um puxa-saco sem criatividade e que apenas copiava as ideias dos outros, decidiu deixar a Ilha do Mel FM. Ele conversou com a direção sem expor os detalhes do ocorrido, ciente de que nada mudaria. Edye preferiu sair em bons termos, como fez anteriormente. Durante uma conversa franca com Ogarito Linhares, ele explicou sua decisão de forma honesta, mantendo sua integridade. Sua saída foi concretizada com a promessa de que as portas da rádio estariam sempre abertas para ele, caso precisasse no futuro.
Reflexões e Agradecimentos
Ao longo de seus 20 anos como radialista, Edye aprendeu muito e trabalhou com os melhores profissionais. Ele valoriza a importância de estar feliz e realizado no trabalho, reconhecendo que isso contribui para a produtividade e a saúde. Edye expressa gratidão a todos que o ajudaram em sua jornada e mantém uma postura positiva, apesar dos desafios enfrentados.