ENCOMENDAS DE BOLOS

Prefeito de Antonina e mais cinco réus têm bens bloqueados em R$ 553 mil a partir de ação do MPPR por fraude em procedimento licitatório


A Vara da Fazenda Pública de Antonina, no Litoral paranaense, determinou o bloqueio de bens do atual prefeito da cidade, de um ex-secretário de Obras e Planejamento, do presidente da Comissão Licitatória, de um empresário, de sua empresa e de um contador. O valor total bloqueado é de R$ 552.926,24. 

A decisão atende pedido liminar formulado pela 1ª Promotoria de Justiça de Paranaguá em ação civil pública por ato de improbidade administrativa.

De acordo com a ação, os envolvidos direcionaram procedimento licitatório – inclusive fraudando orçamentos de outras empresas – para contratação de determinada empresa para prestação de serviços de limpeza e conservação de vias públicas (serviços de roçada). Conforme as investigações do Ministério Público do Paraná, diversos funcionários da empresa contratada eram prévia e politicamente indicados por agentes públicos, configurando esquema de contratações irregulares pagas com o dinheiro público.

Na análise do mérito da ação, o MPPR requer a anulação do procedimento licitatório e a condenação dos réus às penas da Lei de Improbidade, como perda da função pública, suspensão dos direitos políticos, ressarcimento dos danos ao erário e pagamento de multa.

Fonte: MPPR