O movimento no
Pátio de Triagem do Porto de Paranaguá, esta semana, passou dos três mil
caminhões por dia. O volume é quase 67% maior que a média registrada
normalmente, de até 2 mil veículos/dia, e resultado da boa fase do agronegócio
brasileiro, principalmente no comércio de soja e milho.
“Os preços dos
grãos e do farelo tem animado os produtores, além disso, o avanço das colheitas
e o clima estão favoráveis para o escoamento da produção. Tudo isso, reflete
diretamente no movimento sentido Porto e é preciso ter uma boa estrutura para
receber toda essa carga”, explica o diretor-presidente da Portos do Paraná,
Luiz Fernando Garcia.
A empresa
pública tem uma preocupação constante com as condições de tráfego e ordenamento
da descarga. Apenas na última terça-feira (18), das 0h às 23h59, o fluxo de caminhões
que entrou e saiu do pátio de triagem chegou a 3.955 veículos.
De acordo com
o responsável pelo espaço, Marco Antônio Jorge Hauly, o porto faz um trabalho
logístico para que esse movimento seja controlado, sem fila e com segurança.
“A quantidade de caminhões está acima do normal, mas estamos dando todas as condições para recolher e encaminhar, com tranquilidade, todos os veículos. O giro está fluindo bem e para os próximos dias esperamos movimento ainda maior”, adianta.
“A quantidade de caminhões está acima do normal, mas estamos dando todas as condições para recolher e encaminhar, com tranquilidade, todos os veículos. O giro está fluindo bem e para os próximos dias esperamos movimento ainda maior”, adianta.
CAMINHÕES – Em
junho, da 0 horas do dia 1º até às 11h de quarta-feira (19), o movimento total
no Pátio de Triagem foi de 49.414 caminhões. Foram 24.917 registros de entrada
e 24.497 de saída, para descarga nos terminais. Com isso, o movimento médio
diário foi de 2.600 veículos.
“Nesta
quarta-feira, para ter ideia, estamos com 700 caminhões dentro do pátio. Ainda
temos vagas para 300. Isso significa que a engrenagem está funcionando bem.
Mesmo com tanto movimento, ainda estamos trabalhando com folga”, comenta o
responsável pelo Pátio.
Em média, os
caminhões permanecem no local por cerca de dez horas – do momento que entram
até a saída para descarregar nos terminais. Segundo Hauly, a Diretoria de
Operações da Portos do Paraná segue alinhada à gestão da descarga nos terminais
para garantir a produtividade – ou seja, que as cotas de caminhões que
descarregam os grãos sejam cumpridas. Isso é feito através do sistema Carga
Online, o que garante que não haja filas.
O PÁTIO - O
Pátio de Triagem é o local onde os caminhoneiros chegam e aguardam para
descarregar nos terminais do Corredor de Exportação do Porto de Paranaguá. Os
veículos são todos cadastrados na origem da carga, pelos próprios operadores
portuários.
Cada operador
tem uma cota de cadastro que é liberada de acordo com a capacidade de cada
terminal para descarregar os grãos que chegam.
CAMINHONEIRO –
Na quarta-feira (19), um dos 700 motoristas que aguardavam para descarregar no
Corredor de Exportação do Porto de Paranaguá era Ari Kerkhoff, de 55 anos.
Morador de Bom
Jesus do Oeste, Santa Catarina, ele veio da cidade vizinha à dele, Chapecó, com
o caminhão carregado de soja. Só este ano, já passou pelo Pátio de Triagem de
Paranaguá mais de dez vezes. Funcionário aposentado da prefeitura da cidade
catarinense, há pouco mais de um ano e meio ele resolveu voltar para estrada.
“Essa época
agora está bastante agitado por causa das colheitas. O movimento é bom pra
gente, que precisa trabalhar”, afirma o motorista que descarrega o grão em
Paranaguá e, antes de voltar para Santa Catarina, leva de Curitiba uma carga de
calcário de retorno, também para aplicação na lavoura.
Com ele, pela
mesma transportadora, outros cinco caminhões aguardavam no Pátio de Triagem.
Fonte: Portos do Paraná
Fotos: Claudio
Neves