O projeto
executivo da revitalização da Avenida Atílio Fontana, em Paranaguá, foi
concluído e apresentado nesta quinta-feira (02) em uma reunião virtual que
contou com a participação do governador Carlos Massa Ratinho Junior, do
secretário de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, do diretor-presidente
dos Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia, e do prefeito Marcelo Roque.
A elaboração
do documento ficou sob responsabilidade do Terminal de Contêineres de Paranaguá
(TCP). Trata-se de uma medida compensatória prevista no Estudo de Impacto de
Vizinhança (EIV), exigido pela legislação municipal por conta da expansão da atividade
portuária da empresa nos últimos anos.
A Atílio
Fontana é uma das principais vias de acesso ao Porto de Paranaguá. O projeto
compreende nove quilômetros de pavimentação em concreto, dois viadutos
paralelos aos dois já existentes, duas pontes paralelas às atuais sobre os rios
Emboguaçu e Ribeirão, além de instalação de ciclovia, acostamento, sinalização
e paisagismo.
“É mais um
projeto fundamental para o Estado e mostra que o trabalho em parceria com a
iniciativa privada pode acelerar as grandes obras estruturantes. O TCP é o
terminal com a maior capacidade instalada em movimentação do País e ajuda o
Porto de Paranaguá com os seus recordes e seu crescimento”, afirmou Ratinho
Junior. “Estamos reestruturando todos os acessos aos terminais e ao pátio de caminhões
para que a cidade e a estrutura portuária convivam cada vez melhor”.
O projeto
completo prevê a continuação da avenida até a BR-277, nas proximidades do Pátio
de Triagem. “Fizemos alguns investimentos nessa avenida para a manutenção da
trafegabilidade, mas ela merece ser modernizada. Quem tem projeto, tem obra.
Ela fará parte do pacote de modernizações do Litoral”, acrescentou Sandro Alex.
INVESTIMENTOS
– O Governo do Estado também vai contratar o projeto executivo da Avenida
Ayrton Senna. Ele prevê modernização viária, aumento das capacidades de tráfego
e de acessibilidade, além de ciclovia e iluminação de oito quilômetros de
extensão no trecho entre o entroncamento com a BR-277 e o Porto de Paranaguá. O
custo máximo para elaboração é de R$ 3,3 milhões.
Outro
investimento é a recuperação da Avenida Bento Rocha, da ponte do Rio Emboguaçu
até a Avenida Portuária. Os investimentos somam R$ 15,9 milhões e incluem
pavimentação de concreto, readequação do sistema de drenagem, nova sinalização
vertical e horizontal e nova ciclovia em 2,9 quilômetros de extensão.
Também
passará por revitalização o Corredor de Exportação do Porto de Paranaguá,
sistema por onde são movimentados grãos e farelos. A estrutura foi construída
ainda na década de 1970. A capacidade de embarque de grãos e farelo pelos três
berços exclusivos do Corredor aumentará em 33%.
O objetivo é
desenvolver um novo sistema, de modo que a atual produtividade, de 3 mil
toneladas/hora por berço passe a 4 mil toneladas/hora. Para isso, o projeto
prevê seis novas correias transportadoras e a aquisição de novos equipamentos
eletromecânicos.
NÚMEROS DO
PORTO – Na reunião, o diretor-presidente dos Portos do Paraná destacou o bom
momento do Porto de Paranaguá, mesmo durante a pandemia provocada pelo novo
coronavírus. Há investimentos robustos com parceria da iniciativa privada,
recorde de movimentação de janeiro a maio (23,8 milhões de toneladas, volume
21% maior que o contabilizado no mesmo mês de 2019).
Segundo Luiz
Fernando Garcia, há previsão de crescimento na exportação de grãos no terceiro
trimestre. Ele destaca ainda que a autonomia administrativa e renovação da
delegação pelos próximos 25 anos ajuda a garantir previsibilidade nas
negociações com o setor produtivo.
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