Paranaguá, 20 de maio de 2025 – O bispo emérito de Paranaguá, Dom Edmar Peron, comunicou oficialmente sua renúncia à missão episcopal em uma carta aberta endereçada aos fiéis da diocese. Em tom emotivo, o religioso explicou os motivos da decisão, destacando o cansaço físico e espiritual após anos de dedicação à Igreja e à missão evangelizadora.
Na mensagem, Dom Edmar cita o trecho bíblico do Eclesiastes – “Debaixo do céu há momento para tudo, e tempo certo para cada coisa” – para ilustrar o momento de encerramento de seu ciclo à frente da Diocese. O bispo também lembrou sua trajetória e os desafios enfrentados, mencionando que “não tem mais forças” para continuar carregando a missão de “portar Jesus e fazê-lo ser amado”.
O pedido de renúncia foi entregue ao Núncio Apostólico Dom Giambattista Diquattro, com quem Dom Edmar conversou pessoalmente em Brasília antes de retornar a Paranaguá. A Santa Sé nomeou como administrador apostólico o bispo Dom Bruno Elizeu Versari, que passa a cuidar interinamente da Diocese até a chegada de um novo titular.
Dom Edmar aproveitou o comunicado para agradecer aos padres, religiosos, leigos e colaboradores da Diocese, pedindo perdão por eventuais falhas e reconhecendo que “muitas vezes o senhor caminhou à dor”. Ele fez questão de se despedir com palavras de fé e esperança, reafirmando sua confiança em Deus e no Espírito Santo para guiar o futuro da Igreja local.
“Quero aprender cada dia mais a confiar a minha vida nas mãos de Deus”, escreveu o bispo, citando Jesus em suas palavras finais: “Pai, em tuas mãos entrego o meu espírito”. A carta foi encerrada com uma súplica à Virgem Maria, a São José e São Miguel Arcanjo, e um apelo à comunidade para que o acompanhe com orações e amizade verdadeira.
O documento, assinado no dia 20 de maio de 2025, marca oficialmente a transição na liderança da Diocese de Paranaguá.
Dom Bruno Elizeu Versari
Administrador Apostólico da Diocese de Paranaguá
Nesse dia 20, na cidade de Paranaguá, junto ao clero da diocese, padres diocesanos, religiosos, junto com Dom Edmar, foi publicado a acolhida do pedido de renúncia de Dom Edmar ao governo da Diocese de Paranaguá.
No mesmo ato, Dom Edmar apresentou ao clero que eu, Dom Bruno Elizeu Versari, fui nomeado Administrador Apostólico, enquanto a sede vacante.
Eu venho no espírito de serviço, para junto com os padres, continuar levando a missão de evangelizar o povo de Deus, que pertence a esta porção, que é a porção da diocese.
No espírito de sinodalidade, no espírito de serviço, estou aqui.
Atualmente eu sou bispo da Diocese de Ponta Grossa e ainda como presidente da Comissão Episcopal para a Vida e a Família da CNBB, mas é com muita alegria que venho para poder contribuir com os padres e com o povo aqui desta diocese.
Invocando a presença do Espírito Santo, porque sabemos que é Ele que conduz a sua Igreja, para que nos dê sabedoria, discernimento, para continuar levando à frente a missão da Igreja.
Tem uma modalidade no esporte que eu gosto muito de citar e que serve como referência para um momento assim, que é… é aquela modalidade das Olimpíadas de passar o bastão.
Agora Dom Edmar passa o bastão, está em minhas mãos, daqui vou conduzindo o bastão com todo o empenho, com toda a força, até o dia que também passarei para outro, para que ele possa continuar levando à frente. E a vitória é da equipe. É sempre importante lembrar isso: que não é aquele que chega que é vitorioso, mas é vitoriosa toda a equipe.
E é nesse espírito de equipe que venho para servir, para anunciar a mensagem do Evangelho e, junto com os padres, levar a missão de evangelizar, evangelizar o povo de Deus nesta porção, nessa Diocese de Paranaguá.
0 Comentários