ENCOMENDAS DE BOLOS

OAB Paranaguá protocola projeto de lei que homenageia advogado e protege prerrogativas da classe


Proposta batizada de "Lei Pepe Valinas" foi entregue à Câmara Municipal e prevê declarar como persona non grata quem violar direitos da advocacia


Na manhã desta quarta-feira (11), a Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Paranaguá protocolou na Câmara Municipal uma proposta de Projeto de Lei que visa reforçar o respeito às prerrogativas da advocacia. A iniciativa, batizada de "Lei Pepe Valinas", homenageia um advogado local que foi vítima de uma grave violação no exercício da profissão.

A proposta foi entregue ao presidente do Legislativo municipal, vereador Adalberto Araújo, que recebeu os representantes da OAB para análise e possível tramitação da matéria. Participaram do ato o presidente da OAB Paranaguá, José Antônio Schüller da Cruz, e os advogados David Alves de Araújo Junior (presidente da Comissão de Direito do Trabalho e Sindical), Felipe Matheus Maximo (secretário da mesma comissão), Patrícia Picim e Inara Cristiane Alonso (representando as prerrogativas em Matinhos). O chefe de gabinete da Câmara, Renan Liporini, também esteve presente.

O vereador e também advogado Dr. Adalberto Araújo destaca o trabalho desse profissional que defende os direitos do cidadão. "Não raras vezes os advogados são violados no exercício da profissão, por atitudes arbitrárias de autoridades e outras pessoas ou instituições. Nesses casos, o profissional aciona a Comissão de Prerrogativas da OAB a qual, mediante contraditório e ampla defesa, defere ou indefere um 'ato de desagravo público' do advogado cerceado. O que a proposta da Subseção local pretende, é que nesses casos, a pessoa ou autoridade que viola as prerrogativas profissionais, seja declarada 'persona non grata'. Fundamental entender, também, que o advogado não atua em defesa própria, mas sim, para fazer o direito de quem o constituiu, de um cidadão, de uma cidadã que espera, da Justiça, um tratamento digno e justo."

De acordo com o presidente da OAB Paranaguá, a proposta foi motivada por episódios recentes de desrespeito às prerrogativas da advocacia. “Hoje é um dia de atividades da nossa subseção, com um ato de desagravo público às 10h na Justiça do Trabalho. Aproveitamos para apresentar este Projeto de Lei, que leva o nome de 'Lei Pepe Valinas', como forma de resposta institucional”, explicou Cruz.


O projeto estabelece que a Câmara Municipal poderá declarar como persona non grata em Paranaguá qualquer autoridade, agente público ou cidadão que for reconhecido — por deliberação da OAB, em nível seccional ou federal — como violador das prerrogativas profissionais da advocacia.

“Essa é uma medida que visa mostrar o repúdio da sociedade, por meio da Câmara, contra atos que ferem os direitos dos advogados. As prerrogativas não são privilégios da classe, mas garantias fundamentais do exercício da democracia e da defesa do cidadão”, destacou o presidente da subseção.

A homenagem in memoriam ao advogado Dr. Pepe Valinas dá nome à proposta legislativa. Ele foi alvo de um episódio que causou comoção na comunidade jurídica: durante uma audiência, foi algemado, preso em uma sala e teve seu celular recolhido para impedir contato com a OAB. O caso resultou em um ato público de desagravo em sua defesa.

Com o protocolo realizado, a "Lei Pepe Valinas" seguirá para análise das comissões permanentes da Câmara e poderá, se aprovada, se tornar um marco legal local na valorização e proteção da atuação profissional da advocacia.

OAB Paranaguá, Lei Pepe Valinas, advocacia, prerrogativas da advocacia, Câmara Municipal de Paranaguá, José Antônio Schüller da Cruz, David Alves de Araújo Junior, Felipe Matheus Maximo, Patrícia Picim, Inara Cristiane Alonso, Adalberto Araújo, Renan Liporini, persona non grata, direitos dos advogados, homenagem, desagravo público, violação de prerrogativas, legislação municipal, democracia, Estado de Direito

Texto: Jornalista Edye Venancio

Fonte: Com informações da CMP



Postar um comentário

0 Comentários