ENCOMENDAS DE BOLOS

Profissionais que fazem rádio em Paranaguá

O rádio, apesar de alguns acreditarem que está em declínio, é uma mídia que continua forte e relevante. Ele transmite em tempo real os principais acontecimentos, emociona e cativa muitos ouvintes até os dias atuais.

O surgimento do rádio remonta a 1896, quando o italiano Guglielmo Marconi criou o primeiro aparelho capaz de reproduzir esse som contagioso, informativo e emocionante. Ao longo dos anos, o meio de comunicação passou por diversas modificações, tanto nos aparelhos transmissores quanto nos utilizados nos estúdios, visando sempre melhorar a qualidade do som e a sintonia.

Em 1996, tive o privilégio de iniciar minha carreira no rádio na Ilha do Mel FM, onde tive a oportunidade de trabalhar com os melhores comunicadores da época, considerados verdadeiros "feras" por muitos. Alguns desses comunicadores notáveis incluem Elias Guimarães, Luís Antônio, Marcos Rogério, Giovane Rossi e Ronny Peterson. Este último, mesmo nos dias atuais, continua nos bastidores da rádio, sendo responsável pelas operações e produções das mídias na emissora, um verdadeiro "faz tudo" com mais de 30 anos de experiência no rádio.

Trabalhar ao lado desses grandes comunicadores foi uma experiência única e um privilégio para poucos. Eles são reconhecidos por sua humildade e talento, sendo considerados os melhores no que fazem.

É verdade que o rádio passou por muitas mudanças ao longo do tempo. Antes, tínhamos que lidar com discos, fitas cassete, rolos e cartucheiras para os comerciais, mas com o avanço da tecnologia, surgiram o compact disc, o mini disc e o MP3. Atualmente, o computador desempenha um papel fundamental no processo, mas a essência do profissional do rádio continua a mesma: cada um tem seu estilo e jeito de ser no ar, e isso deve ser respeitado.

Apesar das mudanças, o rádio continua vivo e relevante, tocando o coração e a mente dos ouvintes, trazendo informações e emoções de forma única. A evolução tecnológica pode ter alterado a forma de fazer rádio, mas o papel essencial dos comunicadores e a conexão com o público permanecem inalterados. O rádio é e continuará sendo uma poderosa mídia de comunicação e entretenimento.



Texto: Edye Venancio
Fotos: Facebook/Imagem Mercado Livre