ENCOMENDAS DE BOLOS

Sessões remotas possibilitam presença de todos os vereadores, mesmo em tempos de pandemia da covid 19

As duas primeiras sessões virtuais da Câmara Municipal de Paranaguá, ocorridas nessa semana, transcorreram sem que houvessem problemas técnicos que prejudicassem a normalidade das discussões e votações das matérias legislativas.

Diante da aprovação por parte dos edis, e do bom desenvolvimento dos equipamentos que fazem a transmissão acontecer, as sessões remotas tendem a seguir ocorrendo até que os casos de coronavírus na cidade estejam em níveis seguros quanto ao contágio.

A viabilidade ofertada pela sessão remota permitiu que vereadores de idade acima de 60 anos, como os parlamentares Benedito Nagel, Tucano, Jozias e Carlos Fangueiro pudessem participar das sessões ordinárias de forma segura, uma vez que todos eles estão no chamado grupo de risco para a Covid 19.

Além disso, sem as sessões presenciais, foi reduzido o número de pessoas no plenário em dias de sessão. Em média, durante uma sessão presencial (sem contar o público externo) o local chega a contar com 40 pessoas, entre vereadores, servidores e assessores parlamentares.

O presidente da Casa de Leis, Waldir Leite, lembrou que a realização das sessões remotas foram acordadas entre os parlamentares, e posteriormente justificadas em um ato da mesa executiva.

"Estamos vivendo tempos em que adaptações precisam ser feitas para que o funcionamento das instituições possam ocorrer sem prejuízos à população. O nosso principal objetivo foi fazer com que todos os vereadores tenham assegurado o direito de representar a população dentro dos debates e votações das matérias que ocorrem na Casa, bem como evitarmos possíveis ambientes de aglomeração neste momento", comentou.

PRÓXIMO PASSO

No tocante à transmissão ao vivo da sessão remota a expectativa é que a partir da próxima semana ela ocorra. No entanto, por enquanto, as sessões estão indo ao ar de forma gravada, no canal do youtube da Câmara Municipal de Paranaguá, no dia seguinte a realização da sessão.

Fonte: CMP

Enviar um comentário

0 Comentários