Paranaguá – O Porto de Paranaguá encerrou 2024 com a maior movimentação de cargas de sua história, atingindo o recorde de 66.769.001 toneladas, um crescimento de 2,1% em relação a 2023. O volume adicional foi de 1.375.745 toneladas, mesmo com condições adversas, como 115 dias de chuva, oito a mais que no ano anterior, que impactaram as operações. Os resultados foram apresentados em entrevista coletiva nesta quinta-feira (9).
A movimentação do porto equivale a 80% da produção de grãos do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, recebendo em média 3.209 caminhões bitrens por dia. O diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia, destacou o esforço para alcançar o recorde: “Os dados provam que estamos no caminho certo, com foco em eficiência, mesmo diante de desafios climáticos”.
Foram movimentadas 40 milhões de toneladas em exportação e 26,7 milhões em importação. Os principais produtos exportados foram:
- Soja: 13.265.751 toneladas
- Contêineres: 9.049.796 toneladas
- Açúcar a granel: 6.412.716 toneladas
Já os itens mais importados foram:
- Fertilizantes: 11.140.049 toneladas
- Contêineres: 7.276.868 toneladas
- Derivados de petróleo: 4.912.767 toneladas
Destaques
A cevada apresentou um aumento expressivo, passando de 159.458 toneladas em 2023 para 428.132 toneladas em 2024, um crescimento de 168%, impulsionado pela instalação da maior maltaria do mundo em Ponta Grossa, nos Campos Gerais. Essa indústria é responsável por 30% do mercado nacional de malte, matéria-prima da cerveja.
O trigo também registrou crescimento significativo: 157% nas importações e 58% nas exportações.
Cargas gerais tiveram aumento de 23%, enquanto a movimentação de veículos subiu
29%, totalizando 112.870 unidades importadas ou exportadas.Porto de Antonina
O Porto de Antonina também registrou resultados positivos, movimentando 1.993.620 toneladas, um crescimento de 47% em relação a 2023. As cargas principais foram fertilizantes e açúcar.
Investimentos e eficiência logística
Os resultados são atribuídos a investimentos estratégicos e inteligência logística. A regularização de contratos, melhoria na infraestrutura e intervenções como derrocagem e dragagem aumentaram a eficiência operacional. A atualização do calado do porto possibilitou maior capacidade de carga e reduziu o tempo de espera dos navios, melhorando a competitividade.
Texto: Jornalista Edye Venancio
Fonte: AEN-PR
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