ENCOMENDAS DE BOLOS

Comissão de Turismo da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná realizou audiência pública para discutir essa questão


 

Um evento importante para o futuro turístico de Paranaguá ocorreu nesta segunda-feira à noite no Palácio Carijó, sede da Câmara Municipal. Apesar da expectativa de grande participação, o número de presentes foi reduzido, gerando comentários sobre o desinteresse da população em discussões de interesse coletivo.

A audiência pública, organizada pela Comissão de Turismo da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná e presidida pelo deputado Chico Brasileiro, contou com a presença de alguns vereadores e membros da comunidade local. Foram discutidos temas cruciais para o desenvolvimento turístico da região, como "aspectos técnicos, políticos, econômicos, comerciais e sociais que tornem possível alavancar a atividade turística da região, sobretudo em relação à Ilha do Mel, Ferrovia Curitiba-Paranaguá, Porto de Paranaguá e Faixa Litorânea", conforme informações do site da prefeitura.

Rafael Guttierres, presidente da Fundação Municipal de Turismo, destacou a importância do evento: "Foi um momento histórico para Paranaguá, nunca houve na história, pelo menos que eu tenha conhecimento, uma audiência pública da Assembleia Legislativa em Paranaguá. Entendo que foi uma grande oportunidade de mostrarmos os nossos anseios e as nossas dificuldades. Acredito que o legislativo estadual e também o executivo estadual saíram da audiência pública com uma visão da grande importância que é Paranaguá no contexto turístico estadual, até porque aqui nasceu o estado, cidade Mãe do Paraná, Berço da Civilização Paranaense."

O deputado Chico Brasileiro ressaltou a intenção do encontro: "A intenção foi reunir diversas lideranças locais para discutir sobre diversos temas, como a criação de um plano de turismo para o litoral do estado, e com isso atrair mais turistas, seja procedentes de navios de cruzeiro no Porto de Paranaguá ou fazendo com que muitos conheçam os diversos atrativos que o litoral tem a oferecer, seja nas praias, rios, cidades históricas e gastronomia."

A queda no número de visitantes fora da temporada e o impacto negativo na economia local foram pontos discutidos. Para que o turismo seja constante durante o ano todo, é necessário encontrar maneiras de atrair visitantes e, assim, movimentar as cidades litorâneas.

Eventos como esse são fundamentais para que outros municípios conheçam os atrativos de Paranaguá e para que haja mais parcerias entre o estado e o município. A expectativa é que, no futuro, políticas direcionadas ao setor turístico tragam benefícios significativos para a região.



Texto e Foto: Edye Venancio

Postar um comentário

0 Comentários