Hoje, terça-feira (15), a equipe da TV Ci de Paranaguá esteve realizando uma matéria na Ilha dos Valadares, e o local escolhido foi a Prainha do Mar de Lá. Eu estava lá fazendo algumas fotos e fui convidado a falar sobre a situação, já que recentemente havia postado sobre esse assunto em meu blog Edye Venancio (blogedyevenancio.blogspot.com). Aproveitei a oportunidade para dizer o quanto era bom aproveitar o verão há alguns anos, quando muitos se reuniam ali para se banhar. A água não era poluída como hoje, e havia um barranco de onde muitos pulavam na água. Bons tempos. Hoje, vemos a erosão destruir o pouco que restou e não vejo ninguém se preocupar em recuperá-lo.
Os moradores não têm sequer um local decente para o lazer. Temos a Praça Cyro Abalém, que necessita urgentemente de revitalização, e o máximo que fazem é pintar o meio-fio e varrer o local, nada além disso. Falando em praça, no Calipeiro, localizado no bairro Sete de Setembro, bem que poderiam construir uma lá. Tenho certeza de que muitos aproveitariam o belo lugar para realizar alguma atividade em meio à natureza, mas nada é feito, assim como na Prainha do Mar de Lá, que está completamente abandonada.
Se duvida das minhas
palavras, observe essas fotos tiradas hoje à tarde e fique decepcionado como eu
fiquei após ver que a situação necessita de uma atenção especial. Falam tanto
em turismo em Paranaguá, mencionam inúmeros projetos, e nada sai do papel. Uma cidade que sonha em ser turística tem que dar bons exemplos e isso Paranaguá deixa a desejar. Se
precisam de ideias, revitalizar o local com quiosques, bancos, etc., tenho
certeza de que os moradores agradeceriam se isso "saísse do papel". O
que vemos é a destruição daquilo que era tido como ponto de encontro e que, aos
poucos, está perdendo a sua identidade.
0 Comentários