Nos nove primeiros meses de 2015, mais de sete mil pessoas visitaram o Porto de Paranaguá. Neste período, mais de 180 grupos de estudantes, empresários ou técnicos da área vieram conhecer melhor o complexo portuário paranaense.
Os visitantes também vêm das mais variadas origens: desde grupos escolares de Paranaguá até empresários japoneses, chineses e coreanos. Produtores do interior do estado do Paraná, que frequentemente usam o porto para escoar sua produção e vêm até a cidade conhecer o funcionamento da logística de exportação, também são visitantes frequentes.
“Recebemos desde grupos escolas e de universidades até grupos de profissionais das mais diversas áreas. A ideia é mostrar para a comunidade como funciona o porto, esta engrenagem fundamental para o desenvolvimento econômico de toda a região e do país”, afirma o diretor presidente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), Luiz Henrique Dividino.Como agendar uma visita - Para a visita, é preciso realizar um agendamento prévio, sujeito à disponibilidade de agenda e atendimento. Para marcar a visita, basta preencher um formulário online, pelo site www.portosdoparana.pr.gov.br, no link Visitas ao Porto, no lado esquerdo da homepage.
É preciso ter, de antemão, todas as informações do grupo de visitantes, com nome completo, RG e CPF de todas pessoas do grupo. Por uma determinação da Receita Federal do Brasil (RFB), o porto não está aberto para visitas turísticas individuais ou em pequenos grupos.A visita é composta por uma palestra explicando o contexto histórico e socioeconômico do Porto de Paranaguá. Depois, o grupo é conduzido ao cais do porto, para conhecer mais de perto as operações. A passagem pelo cais só é permitida dentro de ônibus ou vans, para a segurança dos visitantes.
Até o final do ano, já estão agendadas outras quarenta visitas, com cerca de 2,5 mil pessoas. “Mesmo assim, ainda é possível realizar agendamentos. Conhecer o porto enriquece o currículo e a perspectiva profissional dos estudantes e abre novas fronteiras aos empresários”, afirma o diretor comercial da Appa, Lourenço Fregonese.PORTO ESCOLA – Uma iniciativa inédita na cidade de Paranaguá incrementou o programa de visitas do porto neste ano. No primeiro semestre foi lançado o projeto Porto Escola. Com o mote de "Educação para Sustentabilidade, os alunos do quinto ano do Ensino Fundamental das escolas municipais da cidade são levados para conhecer o complexo portuário.
Toda semana, os alunos que visitam o porto também têm orientações básicas sobre educação ambiental e segurança no trabalho.
Até o ano que vem, serão contemplados dois mil alunos. Também está prevista a participação de estudantes das escolas localizadas nas cinco Ilhas do município de Paranaguá (Piaçaguera, Vila São Miguel, Amparo, Eufrasina e Teixeira).
Fonte: APPA
0 Comentários