Terminou a greve dos professores da UFPR. A decisão foi tomada em assembleia na tarde dessa sexta-feira (dia 11). Eles decidiram suspender a paralisação. Foram 374 votos pelo fim da greve e 171 pela continuidade. Mesmo assim, continua a ocupação da reitoria da UFPR por estudantes e a greve dos servidores.
A paralisação começou há um mês e faz parte do movimento do funcionalismo público nacional que pede reajustes salariais acima da inflação. Os professores da UFPR reivindicavam 27,3% de reajuste salarial. O Governo Federal oferece 10,8% de reposição, mas dividida em dois anos (2016 e 2017). Outras universidades continuam em greve no Brasil.
O grupo protestava também contra contra cortes feitos pelo governo federal no orçamento das instituições e a infraestrutura precária dos locais de ensino. Os professores pediam também a reestruturação da carreira, garantia da autonomia e do caráter público das universidades.
Os estudantes planejam uma assembleia para segunda-feira (14) para definir se a ocupação continua.
Ainda não há informações sobre como as aulas serão retomadas e se haverá necessidade de reposição.
O Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão (Cepe) da UFPR deve se reunir na próxima semana para para definir como será a retomada das aulas.
Fonte: Bem Paraná/Foto:ultimosegundo
0 Comentários