Bancários de instituições públicas e privadas de todo o País
iniciam nesta terça-feira (6) greve por tempo indeterminado. Eles querem
reajuste salarial de 16% (reposição da inflação mais 5,7% de aumento real),
entre outras reivindicações.
A
paralisação foi decidida depois mais de 40 dias de negociações entre
representantes dos trabalhadores e a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban). A
Fenaban ofereceu 5,5% de reajuste para os salários e vales. A proposta inclui
abono de R$ 2,5 mil, não incorporado ao salário.
“Esse
aumento proposto pelos bancos é inimaginável”, disse o presidente da
Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf), Roberto
von der Osten. “Reividicamos também garantia de emprego, melhores condições de
trabalho, com o fim das metas abusivas que adoecem os bancários, e igualdade de
oportunidades”, acrescentou.
Os
bancários também pedem participação no lucros equivalente a três salários mais
R$ 7.246,82.
Em
nota, a Fenaban informou que continua aberta às negociações e que a proposta
apresentada às lideranças sindicais prevê a participação nos lucros dos bancos,
de acordo com uma fórmula que, aplicada, por exemplo, ao piso de um caixa
bancário, de R$ 2.560,00, pode garantir até o equivalente a quatro salários.
Quanto
à participação nos lucros, a entidade propõe a distribuição de 5% a 15% do
lucro líquido aos bancários, como regra básica, além da parcela adicional que
distribui mais 2,2% do lucro de cada instituição.
Consumidores
Com
a greve, os consumidores devem ficar atentos ao pagamento de faturas, boletos
bancários e outros tipos de cobrança. Segundo o Instituto de Defesa do
Consumidor (Procon) de São Paulo, embora a greve não afaste a obrigação do
consumidor de pagar as contas até o vencimento, a empresa credora tem que
oferecer outras formas e locais para que as quitações sejam feitas.
Para
não ser cobrado de encargos (juros e multa) e ter o nome enviado a serviços de
proteção ao crédito, a recomendação do Procon é que o consumidor entre em
contato com a empresa e peça opções de formas e locais de pagamento, como
internet e casas lotéricas. Esse pedido deve ser documentado, ou seja, guardada
a cópia do e-mail enviado ou anotado o número do
protocolo de atendimento, orienta a entidade. Assim, caso o fornecedor não
oriente sobre a quitação do débito, o consumidor pode fazer a reclamação
ao Procon.
A
Fenaban lembra que a população tem à disposição caixas eletrônicos, internet
banking, aplicativos do banco no celular, operações bancárias por telefone e
também pelos correspondentes (agências dos Correios, redes de supermercados e
outros estabelecimentos comerciais) como alternativas para fazer transações
financeiras. Nos caixas eletrônicos, os saques noturnos são limitados a R$
300,00 e o valor para saque diurno varia conforme a instituição.
Quem
tem benefícios para serem sacados, segundo a Fenaban, pode fazer saques por
meio da rede de caixas eletrônicos 24 horas e caixas eletrônicos dos bancos.
Editor Graça Adjuto/MSN
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