ENCOMENDAS DE BOLOS

Projeto Porto Escola premia alunos e será ampliado em 2016

A Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) premiou nesta quinta-feira (17) os dez alunos vencedores do “1º Concurso de Desenho do Projeto Porto Escola – Educação para Sustentabilidade”. Os estudantes receberam uma homenagem e um passeio pela Baía de Paranaguá. Os desenhos inscritos no concurso foram feitos por alunos do 5º ano do ensino fundamental matriculados nas escolas municipais que participaram da visita ao Projeto Porto Escola, desenvolvido pelo Porto de Paranaguá, em parceria com a Prefeitura do município.

De acordo com o diretor-presidente da Appa, Luiz Henrique Dividino, a meta é ampliar o Porto Escola em 2016 para que mais alunos tenham a possibilidade de visitar o Porto. “Este é apenas o primeiro ano do Projeto e temos intenção de amplia-lo cada vez mais. O Porto Escola derrubou as barreiras entre o Porto e a comunidade, permitindo uma aproximação que será permanente”, declarou Dividino.
REGULAMENTO – De acordo com o regulamento do concurso, os desenhos deveriam ser inéditos e elaborados pelos alunos, em folha de ofício A4, em uma única via. No verso deveriam constar o nome da instituição de ensino, do aluno e do professor. Os desenhos foram feitos em sala de aula, sob a supervisão do professor que acompanhou os estudantes na visita ao Porto Escola.

Os envelopes lacrados foram entregues à Appa e uma comissão

julgadora selecionou dez trabalhos nos quesitos criatividade, originalidade e temática. A comissão foi formada por três servidores da Administração dos Portos do Paraná e outros três funcionários da Secretaria Municipal de Educação e Ensino Integral de Paranaguá
O PORTO ESCOLA – Criado pela Appa no início de 2015, o Porto Escola já atendeu 2 mil alunos do 5º ano, com idade entre 10 e 12 anos. O projeto ensina de forma lúdica a importância da atividade portuária para a economia da cidade, do Estado e do País. A faixa etária foi escolhida levando em conta que o conteúdo referente ao Porto de Paranaguá é trabalhado durante o ano letivo.


O atendimento acontece sempre às quintas-feiras, no período matutino. A visita dos alunos é dividida em dois momentos – uma palestra técnica e a visita ao cais.

A secretária de Educação e Ensino de Paranaguá, Hilda Werner, disse que o Porto Escola é um projeto muito relevante para toda a rede municipal de ensino. “Esta iniciativa permitiu aos alunos conhecer o Porto e os seus benefícios para a cidade”, disse Hilda.
Para a professora Emanuelle Rueda, da Escola Municipal Luiz Vaz de Camões, o projeto trouxe uma nova discussão para a sala de aula. “O tema Porto passou a fazer parte das nossas atividades, mas com o diferencial de os alunos terem a oportunidade de vivenciar esta experiência”, ressaltou.

Um dos vencedores, o aluno Adriano Pereira do Espírito Santo, da Escola Municipal do Campo Nazira Borges, disse que conhecer o Porto de Paranaguá foi a realização de um sonho. “Sempre quis conhecer o Porto. Depois da visita, foi mais fácil colocar no papel. Fiquei muito feliz de ter ganhado”, mencionou.

De acordo com o diretor de Meio Ambiente da Appa, Marco Aurélio Ziliotto, o concurso permite que os alunos expressem a sua percepção sobre o Porto de Paranaguá, após a participação no Projeto Porto Escola.

“O projeto apresentou excelentes resultados em 2015 e o nosso desafio, a partir do ano que vem, é fazer com que o Porto Escola beneficie também os alunos das escolas públicas, localizadas nas Ilhas da Baía de Paranaguá e em Antonina, estendendo o conceito da educação para sustentabilidade”, reforçou Ziliotto.

O secretário de Segurança de Paranaguá, Cícero Alves Fernandes, também esteve presente na solenidade.

OS VENCEDORES 

- Rubens Priant Costa (5ºA) – Escola Professor João Rocha dos Santos;

- Lethícia Zella Leopoldino (5°C) – Escola Doutor Aníbal Ribeiro Filho;

- Wanderleya de Fátima dos Santos (5ºB) – Escola Nascimento Júnior;

- Thalia Monise Oliveira dos Santos (5ºA) – Escola Sully da Rosa Vilarinho;

- Adriano H. Pereira do Espírito Santo (5º) – Escola Municipal do Campo Nazira Borges;

- Maria Luiza Vieira Padovani (5ºA) – Escola Luiz Vaz De Camões;

- João Pedro Moreira dos Santos (5ºB) – Escola Joaquim Tramujas Filho;

- João Victor Alves Corrêa (5ºB) – Escola José de Anchieta;

- Allan Izaque Pontes Campos (5ºB) – Escola Luiz Vaz de Camões

- Brenda de Lima Siqueira (5ºB) – Escola Manoel Viana.

Fonte: APPA

Enviar um comentário

0 Comentários