ENCOMENDAS DE BOLOS

Dom João Alves dos Santos: um ano de falecimento

Católicos da Diocese de Paranaguá relembram com carinho de Dom João Alves dos Santos que por aqui passou, deixou a sua marca e se foi no dia 9 de abril aos 58 anos. Ele teve complicações de saúde e posteriormente falência múltipla de órgãos. Dom João assumiu a diocese de Paranaguá em 2006 e levava consigo o lema episcopal: “Como aquele que serve”. Na Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom João ocupava o cargo de bispo referencial da Pastoral da Afro-brasileira, e no regional Sul 2, referencial da Pastoral Carcerária. Tive o prazer de entrevistá-lo por várias vezes pela Ilha do Mel FM e sempre com muita simpatia e atenção respondia a todas as perguntas e dizia que ficaria a minha disposição caso tivesse alguma dívida. Ele foi o responsável pela ordenação dos padres Eliel de Oliveira Venâncio e Vilmar Guilherme que estão realizando o seu trabalho na cidade de Paranaguá. Hoje vendo uma das postagens do padre Eliel (meu primo) em seu facebook ele lembrava desta data tão especial para ele: "Recordo hoje um ano de falecimento de Dom João, o bispo que me admitiu e me ordenou Diácono e Padre. Aquele que foi até meus avós e a eles agradeceu e pediu para eu ser Ministro Ordenado. E me pediu para criar a Paróquia São Pedro e São Paulo e cuidar da Paróquia São João Batista... Deus seja louvado pela história que Dom João fez conosco!". 

Ele foi responsável por criar quarto paróquias durante esse período que esteve a frente da diocese de Paranaguá, São Francisco em Guaratuba, São Pedro/São Paulo em Pontal do Paraná, São Francisco de Assis em Tunas do Paraná e santa Josefina Bakita em Paranaguá. Seu desejo era criar outras e continuar o seu trabalho de evangelização. Padre Eliel Venâncio o classificava da seguinte forma: "Uma pessoa simples, humilde, que procurava ajudar à todos da melhor forma possível, muitas vezes guardava para sí certas coisas relacionadas a igreja"

Dom João participava e se sentia bem nos eventos realizados na diocese como a festa do Rocio, Nossa Senhora dos Navegantes, Nossa Senhora do Rosário e outras festas que movimentavam o nosso litoral. O seu sorriso era a porta de entrada para uma boa acolhida de todos, a sua simpatia atraía mais e mais pessoas e quem conviveu com ele sabe muito bem do que estou falando. Ele se foi e deixou saudades, que essas fotos que eu tive o prazer de tirar possa também fazer você lembrar de como foi bom a sua passagem por aqui. Descanse em paz Dom João

Fotos e Texto: Edye Venancio













Enviar um comentário

0 Comentários