ENCOMENDAS DE BOLOS

Promessas e vocações políticas - Padre Eliel Venâncio

PROMESSAS E VOCAÇÃO POLÍTICAS
Olá caríssimo leitor, caríssima leitora deste querido blog.
Minha saudação fraterna e prece para que Deus sempre abençoe você e sua família!

Está se aproximando as eleições municipais. E os candidatos a Prefeito e a Vereador estão fazendo suas visitas às famílias, às empresas, às instituições, às organizações, participando mais de festas, cultos, missas e até velórios e prometendo o que não podem prometer. Estão apresentando suas propostas para fazer a cidade ser melhor. É bonito e nos enche de esperança!
Há os novos candidatos que creem poder ajudar a cidade a ficar melhor e despertar a confiança nossa na arte de governar (Política). Mas há os que já estão no poder há tempo, com o mesmo foco, mas com propostas e estratégias diferentes, e em geral dizem ser os melhores e mais preparados para assumir as cadeiras.
Olhando o cenário Político, a condução e a realidade de nossa Cidade de Paranaguá, uma Senhora de 368 anos, Cidade Mãe e Berço da civilização do Estado do Paraná, parece que ela não está sendo bem cuidada, administrada, planejada e projetada.
Do que se ouve, a Educação, a Saúde, a Infraestrutura, o Transporte, o Meio Ambiente, a Segurança, o Trabalho, o Esporte e o Lazer e outros são temas chaves para as discussões e fundamentos das propostas para uma cidade melhor.
Eu creio que quem sente o chamado para ser político, deve escutar e se lançar como candidato. E se for eleito, assumir os votos de confiança e trabalhar pelo bem público. O que sabemos, em geral é que o poder, o dinheiro e a satisfação pessoal podem corromper e acabam corrompendo alguns! E esta experiência tem tirado a esperança e a credibilidade de muitas pessoas diante da Política.
Sou Padre e moro no Parque São João, pároco da Paróquia São João Batista. Há tempo, muita gente que tem reclamado sobre tantos problemas sociais, um deles é a segurança. Falta segurança no transito, nos bairros, nos comércios, nas escolas e até nas igrejas. Parece que estamos abandonados. Pagamos impostos, mas nos faltam muitos cuidados!
Diante da Igreja São João Batista, no Parque São João, por exemplo, há um Módulo Policial. Por duas vezes, há noite, quando a casa paroquial foi visitada por ladrão, não havia ninguém que fizesse a segurança! Sem falar em farmácias, postos de combustíveis, comércio de bebidas, relojoaria, mercados... Ontem mesmo, nossa casa e o salão paroquial foram visitados por um ladrão! Mas já aconteceu com a casa paroquial da Catedral, do Santuário do Rocio e da Ilha dos Valadares.
Eu sei que o cristão vive da fé, da caridade e da esperança, mas deseja construir o Reino de Deus neste mundo, com justiça, igualdade, segurança, educação... Contudo, espero que nessa eleição possamos eleger gente que cuide da Cidade. Que não seja super-herói, mas servidor da causa pública e do bem comum!
Verdadeiramente a cidade precisa de gente que a ame e cuide. Acho que Deus vai pedir uma prestação de contas, porque toda a autoridade é dada por Ele (Jo 19,11). Que não prevaleçam as promessas, mas a vocação de ser político!



Pe. Eliel Venâncio

Enviar um comentário

0 Comentários