A balsa Perpetuar, embarcação que irá sustentar o guindaste de 250
toneladas utilizado na execução das fundações marítimas da nova Ponte de
Guaratuba-Matinhos, chegou na tarde desta terça-feira (10) na baía de
Guaratuba, no Litoral. A embarcação tem dimensão de 38,25m x 18m, pesa
aproximadamente 440 toneladas, e possui capacidade de manobra aprimorada para
posicionamento próximo a cada estrutura a ser atendida.
A construção da Ponte de Guaratuba está sendo administrada pelo
Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria
de Infraestrutura e Logística (SEIL). Ela será iniciada pela instalação dos 23
apoios que vão sustentar o tabuleiro de 1.244 metros de extensão. As balsas de
apoio marítimo vão fazer o abastecimento das frentes de serviços no transporte,
equipes de execução, concreto, armações, pré-moldados e equipamentos. A
primeira balsa, Crescer, já está em Guaratuba desde o dia 22 de novembro.
O governador Carlos Massa Ratinho Junior visitou o canteiro de obras ao
lado dos secretários de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, e Turismo,
Marcio Nunes, e recepcionou a nova balsa. "Viemos receber mais uma
embarcação que tem um guindaste que chega a levantar 250 toneladas. Ela será
usada para a fundação dessa obra histórica", afirmou. "Toda chegada
de um novo equipamento é um motivo para comemoração. A obra já está
acontecendo".
O engenheiro Luciano Pizzato, responsável pelas obras, explicou os
detalhes do projeto. Toda produção e serviço realizado no canteiro de obras vai
abastecer as balsas na área de embarque industrial, com o suporte do guindaste
já instalado na área próxima à cabeceira da futura ponte.
"Teremos 67 vigas pré-moldadas de 41 metros e 120 toneladas cada.
São vigas em perfil U, que é uma novidade na engenharia. Vamos fazer 2,7
quilômetros de estacas dentro do mar. Só esse local deve abrigar de 150 a 200 pessoas de mão de obra", afirmou.
De acordo com o fiscal da obra pelo DER/PR, Alexandre Castro Fernandes,
haverá momentos em que poderão ser utilizadas até 10 balsas, o que permite o
trabalho em frentes simultâneas. "A proposta está atrelada ao
desenvolvimento do cronograma para atender o prazo de entrega, ou seja,
otimizar as obras da ponte", afirmou.
ANDAMENTO – Atualmente os serviços continuam se desenvolvendo na
implantação do canteiro industrial e sede administrativa da obra em Guaratuba,
além da continuidade dos programas ambientais, o que antecede a obtenção do
licenciamento ambiental de instalação. Até o momento já foram investidos R$
11.640.065,35 na obra.
Revitalização da Praça de Eventos Mário Roque em Paranaguá custou quase 8 milhões de reais (blogedyevenancio.blogspot.com) COMPARANDO COM O VALOR ATÉ AGORA INVESTIDO NESSA OBRA
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