A Prefeitura de Paranaguá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, marcou presença no lançamento da quinta edição da campanha do Sesc Paraná: “Aqui o mosquito não entra”, um trabalho de conscientização de combate ao mosquito Aedes aegypti e que abrangerá os municípios de todo estado. O evento aconteceu na última quarta-feira (12), no auditório do Sesc e na ocasião, a coordenadora de treinamento e educação continuada em saúde, Cláudia Michelon, representou a secretária da pasta, Patrícia Vianna Scacalossi.
“A Secretaria de Saúde está sendo parceira, disponibilizando equipes, realizando teatro e orientando as crianças que participam das atividades no Sesc. Além disso, o município está programando a sua própria campanha nas escolas e nos bairros da cidade”, explica Cláudia Michelon.
A campanha é virtual e acontece da seguinte maneira: os participantes devem utilizar o aplicativo do Sesc PR para registrar possíveis focos do mosquito Aedes aegypti e o momento de sua remoção, ao mesmo tempo em que acumulam pontos e concorrem a prêmios. O principal objetivo da campanha é incentivar a população a fazer a sua parte na luta contra o mosquito, identificando e eliminando focos do vetor que transmite doenças como Dengue, Chikungunya e Zika Vírus. A iniciativa acontece até o dia 30 de maio.
Desde a última quarta-feira (12), é possível ter acesso à campanha por meio do aplicativo do Sesc PR, as participações podem ser individuais ou por equipes. Os participantes e municípios com maior engajamento dos regionais e do estado serão premiados com troféus e medalhas. Os seis primeiros colocados do estado serão contemplados com estadias no Hotel Sesc Caiobá.
A ação conta com o apoio de diversas instituições, incluindo a Secretaria de Saúde do Paraná (Sesa) e prefeituras. A dengue segue em avanço no estado, segundo dados da Secretaria Estadual da Saúde, em 2025 já são quase nove mil casos confirmados, com três óbitos registrados.
0 Comentários