O secretário estadual de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho, debateu nesta sexta-feira (7), em Paranaguá, com a Comissão de Assuntos Portuários da Câmara de Vereadores de Paranaguá e representantes da Prefeitura o andamento dos trabalhos da Patrulha da Limpeza. O projeto foi proposto pela comissão de vereadores e que está sendo executado nas imediações do Porto de Paranaguá para garantir a limpeza das vias de acesso ao Porto.
Richa Filho explicou que, a partir de 2014, a limpeza das vias nas imediações do Porto de Paranaguá será intensificada. A Patrulha da Limpeza, um trabalho em conjunto entre a Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) e Prefeitura de Paranaguá, e que está promovendo a limpeza periódica das principais ruas que têm tráfego pesado de caminhões, ganhará reforço de mais duas máquinas contratadas pela Appa. Além disso, a Appa está formatando um trabalho em conjunto com os operadores portuários para garantir que a limpeza ocorra de forma constante.
“Esta mobilização mostra a importância que a cidade de Paranaguá tem para o governo do Estado. Estamos discutindo como podemos integrar todos os órgãos, trabalhar em conjunto para minimizar os impactos da atividade portuária sobre a cidade”, afirmou Richa Filho.
O secretário municipal de Meio Ambiente, Marcelo Roque, afirmou que já é possível observar uma mudança de postura das empresas que atuam no sistema portuário. “Estamos adequando uma série de termos de ajustes de conduta e temos percebido que, pela primeira vez, as empresas parecem estar preocupadas com Paranaguá. Tenho certeza que isso é reflexo do trabalho realizado pela Patrulha”, explicou Roque.
O superintendente dos Portos, Luiz Henrique Dividino, disse que a Appa está trabalhando agora na conscientização e mobilização das empresas. “Já realizamos duas reuniões com as empresas que movimentam grãos e fertilizantes e estamos cobrando uma ação de cada uma delas. Acreditamos que se cada empresa se responsabilizar pela limpeza da sua área, garantir que os caminhões saiam limpos dos terminais e delimitem áreas para a realização das varreduras, a situação irá melhorar bastante. Da nossa parte, estamos trabalhando na concretagem das vias principais. Duas já foram concluídas, restam oito”, explicou Dividino.
PATRULHA – Até agora, duas ruas foram completamente limpas pela patrulha. Duas máquinas da Appa são utilizadas no processo e outras duas estão sendo contratadas para intensificar os trabalhos em 2014. A prefeitura participa do processo com a mão de obra e um caminhão. Durante a reunião, ficou acordado que a ciclovia da Bento Rocha – que estava encoberta pela sujeira e apareceu depois do trabalho da Patrulha – será repavimentada pelo DER, que é responsável pela via.
Fonte: AEN
0 Comentários