O governador
Beto Richa entregou nesta terça-feira (12) as obras de reforma do cais do Porto
de Paranaguá, uma das intervenções mais importantes realizadas no terminal nos
últimos anos, que garante maior produtividade e moderniza os berços de
atracação de navios. Richa também inaugurou o novo prédio administrativo do
Porto. Os investimentos somam R$ 93,2 milhões, feitos com recursos próprios da
Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa).
A inauguração teve a presença do ministro da Secretaria de Portos da Presidência da República, Helder Barbalho; da vice-governadora, Cida Borghetti; do secretário da Infraestrutura e Logística, José Richa filho, e do prefeito de Paranaguá, Edison Kersten, e do diretor comercial da APPA, Lourenço Fregonese.
A obra de reforço do cais recebeu investimento de
R$ 89 milhões. Beto Richa afirmou que as melhorias integram a visão estratégica
do Governo do Estado de investimentos em infraestrutura de transporte e
logística para alavancar, de forma mais vigorosa, o desenvolvimento econômico
do Paraná. “Um porto eficiente e moderno, como se transformou o Porto de
Paranaguá, reduz o custo de produção e tem reflexo sobre a economia do Estado",
disse ele.
O governador afirmou que nos últimos cinco anos
uma série de medidas e de investimentos garantiram agilidade ao Porto de
Paranaguá, com ampliação da capacidade operacional, modernização, compra de
novos equipamentos, como os modernos shiploaders (carregadores de navios), que
elevaram a produtividade no corredor de exportação.
“Os investimentos públicos, que passam de R$ 500
milhões em cinco anos, garantem hoje a grande eficiência do Porto de Paranaguá.
O porto se tornou uma referência nacional em gestão eficiente e de grandes
resultados”, afirmou Richa. “É incomparável o porto que temos hoje com o que
era antes. Hoje é um porto sério, com administração profissional, planejamento,
integração de todos os agentes e operadores. Essa visão moderna de gestão é
reconhecida por todos os operadores, pelo setor do agronegócio, que é
responsável pela grande movimentação de cargas, e por todos os agentes
portuários do Brasil.”
Richa destacou os investimentos em dragagem dos
canais de acesso, da bacia de evolução e dos berços de atracação, que agora,
com a reforma do cais, vão proporcionar uma dragagem linear ao longo de todo o
cais. “Com as entregas que fazemos hoje, mais uma vez demonstramos o
planejamento contínuo de investimentos, que vai garantir mais um importante
avanço ao Porto de Paranaguá”, ressaltou Richa. Ele lembrou que a movimentação
no Porto de Antonina também foi ampliada em 130%.
PROTAGONISMO – O ministro Helder Barbalho lembrou que outros
investimentos estão acontecendo em decorrência das políticas e ações feitas
pelo governo federal, junto com o governo estadual, que resultam em conquistas
para os portos paranaenses. Ele citou a nova poligonal, que abre o horizonte de
novos investimentos. “Nossa expectativa é que cada vez mais o Porto de
Paranaguá possa ter o protagonismo. E para isso precisa estar adequado à
expectativa da demanda, que aumenta a todo instante”, disse Barbalho.
“Estou certo de que com os investimentos que estão
sendo autorizados, com a nova poligonal, e com as ações que estão sendo
construídas faz-se um ambiente adequado para que a movimentação portuária em
Paranaguá possa cada vez maior”, afirmou. O ministro também ressaltou a
renovação da concessão de arrendamento do Terminal de Contêineres de Paranaguá
(TCP) por 25 anos. Para isso, foi garantido o investimento de R$ 1,1 bilhão em
obras de expansão.
CENTRO DA
ATENÇÃO -
A reforma do cais se deveu a necessidade de preparar o porto para suportar
operações mais pesadas, permitindo a dragagem de nivelamento de todos os berços
para uma profundidade maior e oferecendo mais segurança para navegação e
atracação dos navios. A última reforma de estrutura do cais do Porto de
Paranaguá foi feita no início da década de 90. Com a nova dragagem dos berços,
o porto aumentará sua capacidade de movimentação em 10 milhões de toneladas de
volume total anual.
“Esse é um momento importante e diferenciado do
Porto de Paranaguá, que tem sido centro da atenção no Brasil”, afirmou o
secretário de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho. “O Paraná tem forte
atuação no agronegócio e o Porto de Paranaguá não poderia deixar de fazer
frente aos investimentos das cooperativas agrícolas, como a Coamo, que anunciou
R$ 1 bilhão. Temos de estar atentos”, disse Richa Filho.
Ele também citou a aquisição dos novos
shiploaders, que aumentou em 36% a capacidade no corredor de exportação; a
reforma dos berços dos berços e o aprofundamento do calado. “Tudo isso vem
garantindo resultados históricos para o Porto de Paranaguá, com sucessivos
recordes de movimentação de cargas”, ressaltou José Richa Filho.
Para o diretor comercial da APPA, Lourenço
Fregonese, a reforma do cais, que é muito antigo, era essencial. “O Porto
conseguirá carregar e descarregar navios com muito mais tranquilidade”, disse
ele.
Fregonese explicou que nesta quarta-feira (13)
estará em Brasília para assinar a expansão do corredor do Terminal de Conteiner
de Paranaguá (TCP). “Como autoridade portuária, vamos assinar este documento
importante para o Estado e para o TCP. Representa mais R$ 1 bilhão de
investimentos na área privada, um aumento de mais de 17 mil metros quadrados de
área. Nós conseguiremos dobrar a quantidade de contêineres no Porto de
Paranaguá e, com isso, vamos gerar mais empregos, mais impostos e mais
progresso”. Explicou o diretor comercial.
PRESENÇAS – Também
participaram o deputado federal Ricardo Barros, o deputado estadual Tião
Medeiros, diretores dos portos delegados e companhias de docas de todo o Brasil.
Box 1
Reforço no cais torna
operações mais ágeis e versáteis
As obras
de reforço estão sendo realizadas ao longo de todo o cais comercial, dos berços
202 a 214. A obra foi dividida em vários trechos para não prejudicar a
movimentação das cargas. Ao longo da obra, estão sendo trocados os cabeços de
amarração (onde o navio é amarrado quando atraca), por peças com o dobro da
capacidade. O porto também está sendo preparado para a instalação de novas
defensas, que são estruturas que suavizam o impacto do navio ao encostar no
cais.
O reforço torna a operação de produtos mais ágil e
versátil, com a possibilidade de operação de guindastes móveis de
fertilizantes, por exemplo. Esta operação era inviável em alguns berços por
conta do peso dos equipamentos. Antes da obra, alguns pontos do cais só
suportavam uma pressão de 2 toneladas por metro quadrado. Agora, com e reforma,
estes mesmos locais já suportam uma pressão de carga de mais de 5 toneladas por
metro quadrado. “Eliminamos a ociosidade dos berços e tornamos o cais de
Paranaguá em totalmente operacional. Era uma atualização que tinha que ser
feita e realizamos pensando nos projetos de expansão do porto”, afirmou o
secretário José Richa Filho.
As obras de reforço nos demais berços já estão em
fase final e devem ser entregues até a metade do ano.
Box 2
Novo prédio
administrativo está dentro dos padrões de segurança
portuária
O novo
prédio operacional do Porto de Paranaguá, com 2 mil metros quadrados
distribuídos em dois pavimentos, passa a abrigar os setores de Saúde e
Segurança do Trabalho, Unidade Administrativa de Segurança Portuária, Operação
e Meio Ambiente da Appa. A edificação também será o portão de entrada e saída
dos trabalhadores do Órgão Gestor de Mão de Obra Portuária (OGMO).
A nova estrutura foi erguida com base nos padrões
internacionais de segurança de áreas portuárias, chamado de ISPS Code, e
compreende um novo acesso à faixa primária do porto com melhores condições de
operacionalização. Foram investidos R$ 4,2 milhões na construção do novo prédio.
REUNIÃO – Além do
ministro da Secretaria dos Portos, o Porto de Paranaguá recebeu nesta
terça-feira os diretores dos portos delegados e companhias de docas de todo o
Brasil. Eles vieram à para participar da 4ª Reunião dos Portos do Brasil.
As autoridades estarão em Paranaguá para a reunião
periódica mensal que é realizada pela Secretaria de Portos da Presidência da
República.
Nesta reunião, os diretores dão seguimento às
conversas iniciadas nos encontros anteriores. Na pauta da reunião estarão temas
como Guarda Portuária, Receita Federal e Respostas às Demandas das Autoridades
Portuárias, Ações Estratégicas Locais, Sistema de Gerenciamento Ambiental.
Fonte: AEN
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