A Polícia Militar do Paraná lançou nesta
segunda-feira (11) o APP 190 - Emergência Paraná - para o sistema iOS e, no
mesmo evento, divulgou balanço do aplicativo na versão para Android, que está
em uso em Curitiba e Região Metropolitana desde 2 outubro do ano passado. Cerca
de 17 mil pessoas, sendo 83 com deficiência auditiva, já baixaram a ferramenta,
que busca agilizar o atendimento ao cidadão, acompanhando a evolução
tecnológica.
Para o comandante-geral da PM, coronel Péricles de
Matos, o aperfeiçoamento do aplicativo para o sistema iOS e os resultados da
versão Android confirmam a política pública do governador Ratinho Junior em
implantar uma polícia de conectividade e com interação maior com a população
paranaense.
Por meio desta ferramenta, por exemplo, uma pessoa
com deficiência fonoaudiólogica consegue interagir com a Polícia Militar, sem
precisar de uma terceira pessoa com a capacidade de fala e audição para
intermediar. “Todos os demais cidadãos que usam o aplicativo também têm facilidade no repasse de informações,
interação e agilidade, além do acompanhamento da ocorrência em tempo real”,
destaca o coronel Péricles de Matos.
EFICIÊNCIA - Um comparativo de outubro a dezembro
dos anos 2017 e 2018 e de janeiro de 2018 e 2019 aponta que houve redução no
número de ligações recebidas pelo telefone de emergência 190, e também de
ocorrências, após lançamento do aplicativo nas áreas atendidas. Além disso, em
todo o período de funcionamento não houve trote ao 190 via aplicativo.
O capitão Claudio Prus, da Central de Operações
Policiais Militares (Copom), explica que a redução deve-se ao fato de o
solicitante entrar em contato uma vez só com a PM, via aplicativo. Após isso
monitora sua ocorrência e vai conversando com o atendente 190, não necessitando
estabelecer novo contato, como no sistema tradicional, o telefone 190, em que é
preciso ligar a cada vez que quer algum feedback sobre a solicitação.
NÚMEROS - Desde o início do funcionamento do
aplicativo no sistema Android, em outubro do ano passado, até o dia 02 de
fevereiro último, foram registradas pela ferramenta 1.429 ocorrências. Deste
total, 1.092 foi por perturbação do trabalho ou sossego alheio; 59 pediram
abordagem de suspeitos, seguido por lesão corporal/violência doméstica (49).
O município que mais registrou ocorrências via
aplicativo foi Curitiba, com 976, depois Colombo, com 92, e São José dos
Pinhais com 81.
REDUÇÃO - Se comparados os meses de outubro de 2017
e outubro 2018 houve redução de 12% no número de ligações recebidas pelo 190 e
também de 12% no número de ocorrências geradas. Caiu de 141.509 para 124.550 o
número de ligações e de 32.102 para 28.405 o de ocorrências geradas.
Se comparados o meses de novembro de cada ano, a
redução foi de 11% para ligações recebidas (147.234 para 131.131) e de 10% para
ocorrências geradas (33.077 para 29.700).
A maior redução, porém, foi registrada no
comparativo dos meses de dezembro: em relação ao número de ligações recebidas a
queda foi de 156.093 para 128.782 (-17%). Já a redução do número de ocorrências
geradas, na análise deste mês, foi de 4% (caiu de 34.912 para 33.672). Para
comparar os meses de janeiro, foram avaliados os períodos correspondentes dos
anos de 2018 e 2019. O número de ligações caiu de 137.210 para 117.744 (-14%)
enquanto as ocorrências geradas saíram de 31.256 para 31.052 (-1%).
DOWNLOAD - A ferramenta foi idealizada pela PM e o
projeto recebeu apoio técnico da Celepar, em conjunto com a Diretoria de
Desenvolvimento Tecnológico e Qualidade da PM, do Centro de Operações Policiais
Militares (Copom) e da Diretoria de Pessoal da Corporação.
As pessoas podem baixar o aplicativo gratuitamente
em seus celulares, desde que tenham o sistema operacional Android e, a partir
de agora, também iOS.
Após baixar o aplicativo, o usuário fará um
cadastro rápido no portal Governo Digital, com informações pessoais (nome
completo, RG, CPF, e-mail) e a partir daí será criado um perfil que armazenará
todo o histórico de solicitações e atividades.
“O aplicativo trouxe várias vantagens ao cidadão e
é mais uma ferramenta ofertada, que trabalha junto com o número de emergência
190”, descreve Prus.
Fonte: AEN