ENCOMENDAS DE BOLOS

Descanse em paz Mestre Nemésio Costa

A rabeca, o rufo, a viola e outros instrumentos tradicionais utilizados no fandango estão em silêncio neste momento após saberem do falecimento do seu mestre Nemésio Costa fundador do Grupo de Fandango Pés de Ouro. 

Os tamancos estão num determinado canto deixados pelos dançarinos que mostravam a sua arte, arte caiçara tão procurada por aqueles que vem ao nosso litoral em busca dessa cultura que já esteve presente em tantos festivais, que se apresentou a presidentes, que recebeu vários prémios, condecorações e que é admirado por tantas pessoas. 

Em 2016 Nemésio foi homenageado com o título de Honrra ao Mérito aprovado pela Câmara de Vereadores, de autoria do vereador na época João Carlos Alves Rodrigues "Carlinhos da Ilha", entregue em julho de 2017. 

O falecimento de Nemésio pegou a todos de surpresa, pessoa simples, humilde, querida e respeitada por todos, um músico que amava o que fazia, que falava do fandango como se fosse a sua extensão, que tocava, encantava e recebia aplausos por exercer tão bem a sua arte. 

Fica aqui os meus sentimentos a essa pessoa especial que vai deixar saudade não só na Ilha dos Valadares, mas por onde passou e encantou tocando e cantando o fandango. Vá com Deus, descanse em paz...

Texto e fotos: Edye Venancio