Evento foi realizado em parceria com a Escola Eva Cavani e outras instituições de ensino
Em comemoração ao Dia Internacional da Síndrome de Down, celebrado em 21 de março, a Secretaria de Inclusão promoveu uma caminhada de conscientização que percorreu as principais ruas da área central de Paranaguá. O evento foi realizado em parceria com a Escola Municipal “Profª Eva Tereza Amarante Cavani” e outras instituições de ensino, o objetivo foi sensibilizar a população sobre a importância da inclusão social.
Para a vice-prefeita Fabiana Parro, o evento é uma forma de promover a conscientização e o respeito às diferenças: “Esse movimento é também um acalento. A caminhada é muito importante, principalmente para conhecermos o desconhecido, entendermos as dificuldades e orientarmos essa criança a se desenvolver e ter um futuro melhor na nossa cidade”.
A caminhada começou em frente à Primeira Igreja Batista e seguiu pelas ruas Júlia da Costa e outras avenidas centrais, reunindo alunos, professores, familiares e comunidade em geral. O movimento busca destacar a convivência respeitosa e a valorização das diferenças, trazendo à tona a necessidade de apoiar o desenvolvimento de crianças com síndrome de Down por meio de terapias e recursos adequados.
Sheila Oliveira de Barros, mãe de uma das crianças que participou do evento, enfatizou a importância da ação, ressaltando a luta contra o preconceito e a valorização das qualidades das crianças com Síndrome de Down. "Infelizmente ainda temos muito preconceito, mas essa caminhada é essencial para mostrar que somos iguais", declarou. Ela também destacou as virtudes dessas crianças, como a inteligência, o carinho e a capacidade de socializar.
Isabelle Dias, secretária de Inclusão, reforçou a relevância do evento para a educação e a conscientização da população. "Essa caminhada nos ajuda a entender as dificuldades e a importância da inclusão. A informação é a chave para que possamos criar uma sociedade mais acolhedora", afirmou.
A diretora da Escola Eva Cavani, Solange Regina Melchior da Silva, falou sobre a expressiva participação das crianças, destacando a importância de iniciativas como essa para levar a mensagem de respeito e inclusão.
"A Escola Eva Cavani tem o compromisso de trazer à comunidade as demandas das crianças com deficiência. Essa caminhada também serve para lembrar que em abril, vamos celebrar o Dia Mundial do Autismo", completou.
Dia Internacional da Síndrome de Down, inclusão social, caminhada de conscientização, Secretaria de Inclusão, Paranaguá, Escola Eva Cavani, respeito às diferenças, desenvolvimento infantil, terapia, recursos educativos, preconceito, valorização das diferenças, igualdade, conscientização, Fabiana Parro, Isabelle Dias, Solange Regina Melchior da Silva, Primeira Igreja Batista, educação inclusiva, Dia Mundial do Autismo
Fonte: PMP
Jornalista: Edye Venancio/Foto: Farpa Gomes
0 Comentários