Em ritmo acelerado, a construção da Ponte de Guaratuba, uma das maiores obras de infraestrutura em andamento no Paraná, chegou à metade de sua execução. O governador Carlos Massa Ratinho Junior visitou o canteiro de obras nesta quinta-feira (1) para acompanhar de perto os avanços do projeto, que conta com um investimento de R$ 386,9 milhões do Governo do Estado.
A ponte, que terá 1.244 metros de extensão, está sendo construída com o objetivo de atender às necessidades da população e do setor turístico do Litoral paranaense. Diariamente, cerca de 700 trabalhadores atuam na obra, que está transformando o cenário da região.
Até o momento, foram utilizadas mais de 2 mil toneladas de aço e 14 mil metros cúbicos de concreto. Das 64 estacas previstas para a sustentação da estrutura, 47 já foram executadas — o que representa 73% do total. Destas, 16 pertencem ao trecho estaiado e 31 ao trecho pré-moldado. Na mesoestrutura, 10 das 22 travessas previstas já foram concluídas. Na superestrutura, 81 vigas longarinas foram fabricadas, sendo 62 delas já instaladas.
O tabuleiro da ponte, que formará o piso para o tráfego de veículos, também apresenta avanços: seis lajes já foram concretadas, representando 30% do total previsto para o trecho pré-moldado.
A obra é coordenada pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), vinculado à Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL), e promete ser um marco para o desenvolvimento do Litoral, com geração de empregos, valorização imobiliária e melhor integração viária.
Texto: Jornalista Edye Venancio
Fonte: AEN
Fotos: Valdelino Pontes/SECID/Foto: Jonathan Campos/AEN
0 Comentários