A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e Ilhas, Pesca, Abastecimento e Aquicultura (Semdesp) realizou na manhã desta sexta-feira (9) uma reunião de alinhamento com as secretarias municipais de Cultura e Patrimônio Histórico, Turismo e Saúde para discutir os detalhes da 4ª edição da Trilha Caiçara.
Marcada para o dia 1º de junho, a caminhada ecológica começará na Comunidade Pesqueira de Prainha Ponta de Ubá, passará pela Vila São Miguel e terminará em Pieçaguera. O percurso totaliza 12 quilômetros. A saída está prevista para as 7h da manhã, no ponto de embarque ao lado do Palo Tutóia, com retorno às 14h.
O secretário Márcio Luis Pedrero Veja, titular da
Semdesp, destacou o envolvimento das secretarias na realização do evento:
“É importante fortalecer essa caminhada caiçara, que passa por três comunidades pesqueiras. Começamos em Ubá, passamos por São Miguel e finalizamos em Pieçaguera com um almoço maravilhoso. Teremos estrutura de segurança técnica e suporte completo aos participantes, incentivando a atividade física, o ecoturismo e valorizando nossas comunidades”, afirmou.
A expectativa é reunir entre 150 e 200 participantes. A Associação dos Proprietários de Barcos de Turismo e Transporte do Estado do Paraná (Barcopar) será responsável pelo transporte.
De acordo com Tayana Missau Galvão, médica veterinária da
Semdesp e uma das organizadoras do evento, o investimento por participante é de
R$ 180, valor que inclui transporte de ida e volta, camiseta, kit de café da
manhã e almoço.
“As secretarias envolvidas — Turismo, Saúde, Segurança, Educação, Esportes e Comunicação — estão se organizando para garantir a logística do evento. Cada equipe terá funções definidas para garantir a melhor experiência aos participantes”, explica Tayana.
As reservas devem ser feitas diretamente com a Barcopar, pelo telefone (41) 3425-6173, com o responsável Heron.
A Trilha Caiçara integra o calendário de eventos do
município e reforça a proposta da gestão de fomentar o turismo sustentável nas
ilhas e comunidades pesqueiras de Paranaguá.
Jornalista: Edye Venancio
Fonte: PMP
Fotos: Farpa Gomes
0 Comentários