ENCOMENDAS DE BOLOS

Primeira-dama do Paraná reúne municípios para ampliar ações do Outubro Rosa


Luciana Saito Massa apresentou a Carreta Saúde da Mulher e a plataforma Paraná Saúde Digital em encontro on-line com mais de 370 primeiras damas do municípios, visando planejar as ações do Paraná Rosa de 2025

Cerca de 370 municípios participaram on-line de uma reunião na tarde desta terça-feira (26), promovida pela primeira-dama do Paraná, Luciana Saito Massa, esposa do governador Carlos Roberto Massa Junior, acompanhada da secretária de Cultura, Luciana Casagrande, do secretário de Justiça e Cidadania, Valdemar Bernardo Jorge; e da diretora de Atenção e Vigilância da Secretaria de Saúde, Maria Goretti Lopes.

Durante o encontro, foram apresentados às primeiras-damas municipais e secretárias de saúde os projetos Paraná Rosa, Carreta Saúde da Mulher e a Plataforma Paraná Saúde Digital, que vai centralizar informações e serviços aos usuários.

Luciana destacou a importância da mobilização em torno da causa.

“Se o Paraná Rosa chegou a 2025 é porque foi a primeira ação que iniciei ao lado do governador, e certamente será uma das que encerraremos juntos. Trabalhamos em três pilares: atividade física, alimentação saudável e a desconstrução do medo de fazer os exames”, ressaltou.

A ação terá três meses de atividades em prol da prevenção do câncer de mama e contará com a Carreta Saúde da Mulher, que percorrerá mais de 40 municípios nesta primeira etapa.

Em Paranaguá, a primeira-dama Patrícia Bamvakiades Ramos, esposa do prefeito Adriano Ramos, a secretária municipal de Saúde Patricia Muzetti Vianna Scacalossi e a vice-prefeita Fabiana Parro participaram do encontro e reforçaram o compromisso local.

Patrícia Bamvakiades destacou a união entre lideranças.

“Estaremos juntas com as Unidades Básicas de Saúde, lembrando e convidando as mulheres para seus exames, não apenas em outubro, mas ao longo dos três meses de mobilização”.

A secretária Scacalossi também ressaltou o engajamento.

“É uma alegria poder compartilhar com nossas mulheres ações de prevenção e cuidado. Já estamos planejando iniciativas para que todas se sintam acolhidas”.

Para a vice-prefeita Fabiana Parro, a parceria fortalece a rede de atenção.

“Quando mulheres se unem para falar de saúde, conseguimos desmistificar tabus e mostrar a importância do diagnóstico precoce, que salva vidas”.

Idealizado em 2019, o Paraná Rosa é uma das principais bandeiras da primeira-dama do Estado e segue como referência de mobilização pela saúde feminina no Paraná., sendo a 7ª edição da campanha que, além de focar em ações de prevenção e detecção precoce de câncer de mama e de colo de útero, também vai contar com ações para conscientização de hábitos saudáveis, promoção de saúde mental e integração cultural.

O Outubro Rosa começa mais cedo e promete ser ainda mais forte no Paraná!


Paraná Rosa, saúde da mulher, outubro rosa, prevenção do câncer, Paranaguá, Luciana Saito Massa, carreta saúde da mulher, saúde pública, diagnóstico precoce, #ParanáRoPrimeira-dama do Paraná reúne municípios para ampliar ações do Outubro Rosa

Texto: Jornalista Edye Venancio

Fonte: PMP

Fotos: Matheus Campos

Postar um comentário

0 Comentários