Ação da Prefeitura de Paranaguá, em parceria com o projeto Guardiões dos Manguezais, reforça a conservação da Área de Relevante Interesse Ecológico dos Valadares.
Ação da Prefeitura de Paranaguá, em parceria com o projeto Guardiões dos Manguezais, reforça a conservação da Área de Relevante Interesse Ecológico dos Valadares.
Na manhã desta quinta-feira (02), o secretário regional da Ilha dos Valadares, Marcelo Dias, acompanhou a instalação de placas de identificação em áreas classificadas como Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE) dos Valadares. A iniciativa faz parte de um conjunto de ações voltadas à preservação e educação ambiental na região.
No local conhecido como Poço do Acará, às margens do rio Itiberê, foi realizado o plantio de 312 mudas de manguezais, em parceria entre a Prefeitura, o projeto Guardiões dos Manguezais e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Desenvolvimento Rural e Pesca (Semmadesp). A ação também contou com a limpeza da área, de onde foram retiradas cerca de 5 toneladas de lixo, segundo o voluntário Tony Ramos.
O secretário Marcelo Dias reforçou a importância da conscientização da comunidade. Ele destacou que houve tentativa de construção irregular no espaço, mas a Guarda Ambiental e a Operação Aifa – Ação Integrada de Fiscalização Ambiental impediram a obra.
“Pedimos que qualquer morador que deseje construir ou ampliar sua casa procure a Prefeitura antes, para evitar prejuízos em áreas proibidas. O Prefeito Adriano Ramos determinou desde o início da gestão que cuidássemos das nossas belezas naturais, que também são atrativos turísticos”, afirmou.
De acordo com o engenheiro florestal Rodrigo Delonga da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Desenvolvimento Rural e Pesca (Semmadesp), foram instaladas 20 placas na ARIE dos Valadares, criada pelo Decreto Municipal nº 5.102/2024. A unidade de conservação é de uso sustentável: as casas já existentes podem permanecer, mas novas edificações estão proibidas. O Plano de Manejo, em elaboração, irá regulamentar o uso da área.
Além da Ilha dos Valadares, outras unidades de conservação de Paranaguá também receberam placas de identificação: o Parque Natural Municipal do Rio das Pedras e o Parque Natural Municipal do Ribeirão dos Almeidas. A administração das UCs é responsabilidade da Semmadesp, com apoio financeiro do Funbio (Fundo Brasileiro para a Biodiversidade).
Moradores e voluntários locais também colaboram com a preservação, realizando limpeza, manutenção de áreas verdes e pequenas ações comunitárias que contribuem para a conservação do patrimônio ambiental da ilha.
Ilha dos Valadares, Meio Ambiente, Guardiões dos Manguezais, Preservação Ambiental, Prefeitura de Paranaguá, #IlhadosValadares #PreservaçãoAmbiental #MeioAmbiente #Paranaguá #Manguezal
Texto: Jornalist Edye Venancio
Fotos: Moyses Zanardo
0 Comentários