.jpeg)
Evento promovido pela Prefeitura e pela Secretaria Municipal de Inclusão celebrou a conclusão de 105 alunos em diferentes níveis de ensino da Língua Brasileira de Sinais, com a presença de autoridades e familiares da homenageada Bruna Pivato.
A Prefeitura de Paranaguá, em parceria com a Secretaria Municipal de Inclusão, realizou na noite desta quarta-feira (10), no auditório do Instituto Superior do Litoral do Paraná (Isulpar), a formatura dos alunos dos cursos de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). A cerimônia celebrou a conclusão das turmas de nível básico em segurança e saúde, básico para a comunidade geral, intermediário e kids, marcando mais um importante passo no aprendizado e no fortalecimento da inclusão no município.
O evento contou com a presença de diversas autoridades, entre elas o prefeito Adriano Ramos, a secretária municipal de Inclusão Isabelle Dias, o chefe de Gabinete André Ferruci e familiares de Bruna Pivato, que dá nome à Central de Intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras).
Apesar de uma agenda com quatro compromissos na noite, o prefeito Adriano Ramos fez questão de prestigiar a formatura e entregar pessoalmente os certificados. Ele destacou o orgulho em ver crianças, jovens, adultos e profissionais da segurança e saúde concluindo o curso.
.jpeg)
“Paranaguá é uma cidade inclusiva. Trabalhamos para atender a todos, e ver esses alunos formados me deixa muito feliz. Quando fui vereador, apresentei um projeto para que profissionais da saúde fossem capacitados em Libras. Hoje, ver isso acontecendo reforça a cidade que sonhamos”, afirmou.
A secretária municipal de Inclusão, Isabelle Dias, comemorou o resultado do trabalho realizado ao longo do ano.“Tivemos formandos kids, profissionais da segurança e saúde, alunos da comunidade em geral. Foram 105 formados gratuitamente. No ano que vem teremos o nível avançado. Nosso objetivo é ensinar a Língua Brasileira de Sinais para todos, e é isso que o prefeito reforça sempre: tornar Paranaguá cada vez mais inclusiva”, destacou.
Emocionada, Greyce Bruna Pivato da Mata e Silva, irmã de Bruna Pivato, que dá nome à Central de Intérpretes, ressaltou o legado deixado pela irmã.“A inclusão da comunidade surda em Paranaguá é de extrema importância. Ver isso crescer é emocionante para nós. Minha irmã lutou por isso e é gratificante ver esse legado sendo ampliado”, disse.
O secretário municipal de Administração e Recursos Humanos, Calney Martins Gerhardt Pereira, também participou da solenidade e reforçou o impacto social da iniciativa.
“É um evento muito importante. São pessoas construindo pontes entre o mundo surdo e o ouvinte. Esse trabalho fortalece uma Paranaguá mais inclusiva e nos traz grande alegria”, comentou.
inclusão, libras, formatura, prefeitura de paranaguá, educação, acessibilidade, comunidade surda, isulpar, secretaria de inclusão, adriano ramos, bruna pivato, cursos de libras, comunicação inclusiva, paraná, eventos municipais
Texto: Jornalista Edye Venancio
Fotos: Moyses Zanardo
0 Comentários