Abertura contou com shows nacionais, escolha da Corte Real e o tradicional Banho de Mar à Fantasia, reforçando o caráter familiar, cultural e turístico da festa.
Abertura contou com shows nacionais, escolha da Corte Real e o tradicional Banho de Mar à Fantasia, reforçando o caráter familiar, cultural e turístico da festa.
A Prefeitura de Paranaguá deu início ao Carnaval 2026 com uma programação que reuniu grande público e marcou o resgate de uma das maiores tradições da cidade. A abertura contou com shows do grupo Tchakabum e do cantor Reinaldinho, ex-Terra Samba, além da escolha da Corte Real do “Carnaval de Toda a Gente”.
Foram eleitos Rei Momo e Rainha do Carnaval Emerson Maurício Dias e Amanda Cortez. As princesas escolhidas foram Kaylane Pereira e Gisele Libório. O título de Rainha da Diversidade ficou com Lucas Santos, representando a pluralidade, a inclusão e a alegria que fazem parte da festa.
Neste domingo (08), a programação teve sequência com o tradicional Banho de Mar à Fantasia, que reuniu diversos blocos identificados com seus abadás e animou o público ao som de diferentes ritmos e a atração principal foi Jamil e Uma Noites reunindo milhares de pessoas no centro da cidade.
O prefeito Adriano Ramos destacou a importância do evento para a população e para a economia local.
“A cidade aguardava por isso. Estamos resgatando um evento que chama a atenção dos foliões, movimenta a cidade, atrai turistas, valoriza a cultura e oferece muita diversão. O parnanguara merece ser feliz e estamos trabalhando para fazer o melhor carnaval de todos os tempos”, afirmou.
A vice-prefeita Fabiana Parro ressaltou o caráter familiar da festa e o impacto positivo para o município.
“É emocionante ver o grande número de foliões, os blocos, a animação e a cidade cheia. Um evento preparado com carinho, que movimenta o turismo, mantém os hotéis lotados e leva alegria para a população”, disse.
O secretário municipal de Cultura e Turismo, José Reis de Freitas Neto (Juca), lembrou que a programação começou na sexta-feira.
“Iniciamos com o Gala Gay e a apresentação da rainha do carnaval, tivemos Tchakabum, Reinaldinho e agora o Banho de Mar à Fantasia, atraindo pessoas de várias cidades e movimentando o comércio”, destacou.
O presidente da AESP, Márcio Costa, reforçou o convite para que o público aproveite a programação.
“Que todos se divirtam e aproveitem essa festa bonita, preparada com carinho pela Prefeitura, pela Secretaria de Cultura e Turismo e pela AESP”, afirmou.
O secretário municipal de Segurança, Francisco Leudomar Nobrega dos Santos, reforçou que a Guarda Civil Municipal estará dando todo o apoio a Polícia Militar mantendo a ordem para que todos possam aproveitar o carnaval na cidade.
"Redobramos a atenção, não tivemos nenhuma ocorrência no pré-carnaval e durante todo o evento estaremos trabalhando, dando toda a segurança para que as famílias possam aproveitar a festa, esse é um pedido do prefeito Adriano Ramos. Passamos de 50 GCM e contamos com mais de 150 policiais militares realizando o seu trabalho.
A tradição do Banho de Mar à Fantasia também foi lembrada por Alaor Luiz Alves Moura, filho do idealizador do evento, Antônio Dias Moura.
“É motivo de orgulho dar continuidade a um trabalho iniciado há 50 anos pelo meu pai. Mesmo com dificuldades, seguimos mantendo esse legado. E a escola de samba Junqueira voltará no próximo ano”, anunciou.
Entre o público, o clima foi de emoção e nostalgia. O aposentado Orlando Mesquita, de 87 anos, participou da festa.
“Estou achando muito bom, gente bonita e animada. Já participo desde os 15 anos. Hoje a perna dói um pouquinho, mas é bom demais”, contou.
Texto: Jornalista Edye Venancio
Fotos: Silvia Costa

.jpeg)
.jpeg)

.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)






.jpeg)




.jpeg)
.jpeg)

.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)

.jpeg)

.jpeg)
.jpeg)

.jpeg)


.jpeg)

.jpeg)

.jpeg)

.jpeg)
.jpeg)

.jpeg)
.jpeg)

.jpeg)


.jpeg)
.jpeg)

.jpeg)
.jpeg)

.jpeg)
.jpeg)


.png)





0 Comentários