ENCOMENDAS DE BOLOS

Carnaval de Paranaguá resgata tradição, reúne multidões e movimenta a cidade

Abertura contou com shows nacionais, escolha da Corte Real e o tradicional Banho de Mar à Fantasia, reforçando o caráter familiar, cultural e turístico da festa.

Abertura contou com shows nacionais, escolha da Corte Real e o tradicional Banho de Mar à Fantasia, reforçando o caráter familiar, cultural e turístico da festa.

A Prefeitura de Paranaguá deu início ao Carnaval 2026 com uma programação que reuniu grande público e marcou o resgate de uma das maiores tradições da cidade. A abertura contou com shows do grupo Tchakabum e do cantor Reinaldinho, ex-Terra Samba, além da escolha da Corte Real do “Carnaval de Toda a Gente”. 

Foram eleitos Rei Momo e Rainha do Carnaval Emerson Maurício Dias e Amanda Cortez. As princesas escolhidas foram Kaylane Pereira e Gisele Libório. O título de Rainha da Diversidade ficou com Lucas Santos, representando a pluralidade, a inclusão e a alegria que fazem parte da festa.

Neste domingo (08), a programação teve sequência com o tradicional Banho de Mar à Fantasia, que reuniu diversos blocos identificados com seus abadás e animou o público ao som de diferentes ritmos e a atração principal foi Jamil e Uma Noites reunindo milhares de pessoas no centro da cidade.

O prefeito Adriano Ramos destacou a importância do evento para a população e para a economia local.

“A cidade aguardava por isso. Estamos resgatando um evento que chama a atenção dos foliões, movimenta a cidade, atrai turistas, valoriza a cultura e oferece muita diversão. O parnanguara merece ser feliz e estamos trabalhando para fazer o melhor carnaval de todos os tempos”, afirmou.

A vice-prefeita Fabiana Parro ressaltou o caráter familiar da festa e o impacto positivo para o município.

“É emocionante ver o grande número de foliões, os blocos, a animação e a cidade cheia. Um evento preparado com carinho, que movimenta o turismo, mantém os hotéis lotados e leva alegria para a população”, disse.

O secretário municipal de Cultura e Turismo, José Reis de Freitas Neto (Juca), lembrou que a programação começou na sexta-feira.

“Iniciamos com o Gala Gay e a apresentação da rainha do carnaval, tivemos Tchakabum, Reinaldinho e agora o Banho de Mar à Fantasia, atraindo pessoas de várias cidades e movimentando o comércio”, destacou.

O presidente da AESP, Márcio Costa, reforçou o convite para que o público aproveite a programação.

“Que todos se divirtam e aproveitem essa festa bonita, preparada com carinho pela Prefeitura, pela Secretaria de Cultura e Turismo e pela AESP”, afirmou.

O secretário municipal de Segurança, Francisco Leudomar Nobrega dos Santos, reforçou que a Guarda Civil Municipal estará dando todo o apoio a Polícia Militar mantendo a ordem para que todos possam aproveitar o carnaval na cidade.

"Redobramos a atenção, não tivemos nenhuma ocorrência no pré-carnaval e durante todo o evento estaremos trabalhando, dando toda a segurança para que as famílias possam aproveitar a festa, esse é um pedido do prefeito Adriano Ramos. Passamos de 50 GCM e contamos com mais de 150 policiais militares realizando o seu trabalho. 

A tradição do Banho de Mar à Fantasia também foi lembrada por Alaor Luiz Alves Moura, filho do idealizador do evento, Antônio Dias Moura.

“É motivo de orgulho dar continuidade a um trabalho iniciado há 50 anos pelo meu pai. Mesmo com dificuldades, seguimos mantendo esse legado. E a escola de samba Junqueira voltará no próximo ano”, anunciou.

Entre o público, o clima foi de emoção e nostalgia. O aposentado Orlando Mesquita, de 87 anos, participou da festa.

“Estou achando muito bom, gente bonita e animada. Já participo desde os 15 anos. Hoje a perna dói um pouquinho, mas é bom demais”, contou.


























































Texto: Jornalista Edye Venancio

Fotos: Silvia Costa


Postar um comentário

0 Comentários