Evento reúne especialistas, estudantes e instituições para fortalecer ações de conscientização e proteção à juventude
A prevenção ganhou espaço no centro do debate nesta segunda-feira, dia 22, durante o 1º Simpósio de Prevenção às Drogas, promovido pela Guarda Civil Municipal de Paranaguá. Realizado no auditório do SEST SENAT, o encontro integra a programação da Semana Nacional de Políticas sobre Drogas e marca as ações alusivas ao Dia Internacional contra o Abuso e o Tráfico Ilícito de Drogas, celebrado em 26 de junho.
O simpósio reuniu profissionais da área, representantes de instituições parceiras e alunos em formação para ingressar na Guarda Municipal, promovendo um espaço de diálogo e aprendizado sobre prevenção, conscientização e enfrentamento à dependência química. A iniciativa busca ampliar o conhecimento sobre o tema e fortalecer a rede de proteção que atua na defesa de crianças, adolescentes e famílias.
Responsável pelo Departamento de Prevenção às Drogas da Guarda Municipal, Rosimeire Correia da Silva, destacou a importância do trabalho preventivo e a emoção de ver o projeto se concretizar.
“Estar aqui hoje, discutindo prevenção e trazendo conhecimento para os jovens, é a realização de um sonho. As forças de segurança atuam na repressão quando necessário, mas também têm um papel fundamental na prevenção e na construção de um futuro melhor para essa geração”, afirmou.
A técnica de Promoção Social do SEST SENAT, Marília Gabrini, ressaltou a importância da união entre instituições e comunidade para ampliar o alcance das ações preventivas.
“Quando unimos esforços entre instituições, poder público e comunidade, fortalecemos a prevenção e criamos condições para um ambiente mais seguro e saudável para todos”, destacou.
O secretário de Segurança, Francisco Leudomar Nóbrega dos Santos, destacou que, "o trabalho de prevenção que vem sendo desenvolvido pela Rosimeire e sua equipe nos dá esperança. Quando orientamos e acolhemos nossas crianças e adolescentes, estamos ajudando a construir um futuro melhor para toda a sociedade. Precisamos garantir apoio e estrutura para esses profissionais, porque investir em prevenção é uma das formas mais eficazes de proteger nossos jovens e evitar que eles sejam atraídos pela criminalidade", relatou o secretário.
Representando o prefeito Adriano Ramos, o secretário municipal de Administração, Calney Martins Gerhardt Pereira, enfatizou o compromisso da gestão com ações preventivas e com o fortalecimento das estruturas públicas voltadas ao atendimento da população.
“A administração pública tem o dever de garantir estrutura e suporte para que a prevenção aconteça e venha a minimizar o impacto das drogas na sociedade. Investir no trabalho da Guarda Municipal e dos parceiros hoje é otimizar os recursos do município, pois cuidar do futuro das nossas crianças é evitar que nossa sociedade sofra com as consequências amanhã”, afirmou.
O psicologo palestrante, Wilson José falou sobre como começa a dependência química e seus efeitos. "Saúde é um bem-estar biológico, psíquico , social e espiritual. Ou seja, eu tenho que estar com o meu corpo funcionando adequadamente, com as funções todas adequadas, para que eu possa começar a pensar que eu tenho saúde.”
Além da palestra ministrada pelo psicólogo Wilson José, a programação contou com a participação do guarda civil municipal e capelão Moabe Santana Siqueira, bacharel em Teologia, que abordou o tema "Uma Esperança Contra o Vício". O evento também teve a contribuição do GCM e teólogo Josias Delfino Alves. Encerrando o simpósio, o ex-dependente químico Thiago Luiz Belo compartilhou seu testemunho de superação, levando ao público uma reflexão sobre os desafios da dependência química e a importância da prevenção, do acolhimento e das oportunidades de recomeço.
Fonte: PMP
Fotos: Moyses Zanardo


.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)

.jpeg)
.jpeg)

.jpeg)
.jpeg)


.jpeg)

.jpeg)
.jpeg)

.jpeg)
.jpeg)

.jpeg)
.jpeg)

.jpeg)
.jpeg)

.jpeg)
.jpeg)

.jpeg)
.jpeg)

.jpeg)

.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)

.jpeg)
.jpeg)

.jpeg)
.jpeg)

.jpeg)

.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)



0 Comentários