O Departamento
de Estradas de Rodagem fez três reuniões públicas para apresentar os resultados
preliminares do Estudo e Relatório de Impacto Ambiental (EIA-Rima) para
implantação de um novo trecho da PR-340, entre a BR-277 e Antonina. A nova
rodovia vai retirar veículos pesados da região central de Antonina, melhorando
o acesso ao Porto da cidade. As reuniões aconteceram em janeiro nos municípios de Antonina e Morretes. Além dos encontros, o DER aguarda a autorização do Instituto ambiental do Paraná para fazer a uma audiência pública para apresentar o resultado final do EIA-Rima da nova rodovia. a expectativa é que a audiência aconteça em abril. Os encontros serviram para esclarecer sobre a metodologia usada para elaborar os estudos, que preveem a implantação da rodovia, principais impactos e os benefícios que o novo trecho traz para os municípios. A elaboração do projeto está sendo feito pela empresa Cia Ambiental, em parceria com o DER e o terminal Ponta do Félix.
“A implantação dessa rodovia irá desafogar o tráfego pesado do centro histórico de Antonina e Morretes. Além de trazer desenvolvimento social e econômico para toda a região”, afirmou o secretário estadual de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho. Participaram destas reuniões proprietários e moradores das áreas afetadas, representantes de organizações não governamentais (ONG), instituições públicas e privadas, além vereadores de Morretes e Antonina. Nesses encontros, estiveram mais de 115 pessoas. A estimativa do DER é mobilizar mais participantes para audiência pública, permitindo o acesso às informações do projeto e também a abertura para possíveis questionamentos e sugestões.
RODOVIA - A proposta de traçado da nova rodovia terá uma extensão de 10 quilômetros e uma ponte sobre o Rio Nhundiaquara. O Terminal Ponta do Félix contratou o Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA), o Estudo e Relatório de Impacto Ambiental (EIA –Rima). Concluído o EIA/Rima e emitido a licença prévia, o DER contratará os projetos para a construção do novo trecho rodoviário ligando a BR-277 a Antonina, sem passar por Morretes.
Além da implantação da rodovia, está em andamento o projeto da Ciclovia Morretes e Antonina, a construção da avenida portuária e o acesso ferroviário ao Porto de Antonina e Terminal Pontal do Félix. Estão previstos investimentos de R$ 170 milhões para estas obras na região.
Fonte: AEN
0 Comentários