Iniciei no rádio em 1996, na Ilha do Mel FM, percorri emissoras tradicionais do litoral paranaense, consolidei uma carreira de 20 anos como radialista, formei-me em Jornalismo e hoje atuo na comunicação pública, levando a experiência do rádio como base da minha atuação profissional.
Minha carreira no rádio começou em 1996, na Rádio Ilha do Mel FM, em Paranaguá, graças à oportunidade concedida pela família Linhares e pelo então diretor da emissora, Dr. José Francisco Soares Linhares. Desde jovem, eu sonhava em trabalhar no rádio, inspirado por grandes nomes da locução, como Rosalmo Vargas, da Caiobá FM, além de talentos locais como Elias Guimarães, Luiz Antônio, Marcos Rogério, Sandro Martins, Celso Luiz e Márcio Guimarães.
Mesmo atuando em outras áreas, nunca me afastei do rádio. Ouvia diariamente emissoras como Caiobá FM, Antena 1, Ouro Verde FM e as rádios locais, mantendo vivo o sonho de me tornar locutor profissional.
Determinado, levei uma fita com minhas gravações à Ilha do Mel FM. Após um período de espera, fui atendido por Ronny Peterson, que repassou o material a Claudino Nunes, idealizador do Rede Notícias. Ele identificou potencial na minha voz e me incentivou a buscar aperfeiçoamento. Em seguida, fui chamado para um teste pelo então coordenador artístico, Emerson Minini, e, posteriormente, recebi do gerente Maurício Migliorini a oportunidade de apresentar um programa experimental no horário da meia-noite à 1h da manhã.
Em 2005, fui convidado pelo diretor e reitor do Santuário Estadual de Nossa Senhora do Rocio, Padre Sérgio Sviental Campos a integrar a Rádio Difusora AM 1460, a mais antiga emissora do litoral paranaense, que passava por um processo de modernização e revitalização. Focado em transformar a emissora que havia parado no tempo, segundo muitos ouvintes, Campos trouxe para a sua equipe os melhores profissionais.
Na Difusora, atuei como locutor e repórter, apresentei programas como Show da Tarde e Memories e participei do Jornal da Manhã, ao lado de Mário Mikosz e do comentarista Dr. Alessandro Pires Staniscia. Foi uma experiência inesquecível pois estava trabalhando e aprendendo muito com duas personalidades que diariamente me ajudavam a informar a população com qualidade. Permaneci na emissora até 2 de abril de 2012.
Em dezembro de 2012, retornei à Ilha do Mel FM, a emissora onde tudo começou, atuando como repórter e apresentador do Rede Notícias e do programa Rádio Atividade, que mesclava música e informação. Tendo uma boa experiência na Difusora, me adaptei rápido e segui realizado o meu trabalho sempre sendo reconhecido pelos ouvintes. Permaneci até setembro de 2015, quando optei por deixar a emissora de forma ética e respeitosa, sem precisar expor o meu descontentamento com certa pessoa, preservando minha integridade profissional e mantendo portas abertas.
Em 2016, tive uma breve nova passagem pela Rádio Difusora, já no processo de transição do AM para o FM, acompanhando a mudança de identidade da emissora, embora essa experiência tenha sido curta, mas foi o suficiente para perceber que quando há mudança de forma gradual, os ouvintes vão assimilando, mas do contrário causa uma certa decepção naqueles ouvintes que eram classificados como tradicionais e que esperavam que essa mudança viesse aos poucos.
Paralelamente à atuação no rádio, trabalhei como assessor parlamentar na Câmara Municipal de Paranaguá e cursei Jornalismo, formando-me bacharel na área.
Atualmente, sou responsável pelo blog Edye Venancio e atuo na Comunicação da Prefeitura de Paranaguá, a convite do prefeito Adriano Ramos e do secretário municipal de Governo Thiago Themanski Campos.
A vivência no rádio foi determinante para a construção da bagagem profissional que utilizo diariamente no exercício do jornalismo.
Ao longo de mais de 20 anos de trajetória, sou grato a todos que contribuíram para minha caminhada, especialmente ao saudoso Dr. José Francisco Soares Linhares e ao Padre Sérgio Sviental Campos. Construí minha história com esforço, dedicação e ética, valorizando cada oportunidade e mantendo o compromisso com a comunicação responsável.
Texto: Jornalista Edye Venancio



.jpg)

_wm.jpg)


.jpg)
.jpg)


.jpg)









.png)





0 Comentários