A Agência
Nacional de Saúde Suplementar (ANS) divulgou hoje (30) a lista dos 31 planos de
saúde de 10 operadoras que terão a comercialização suspensa devido a
reclamações recebidas no terceiro trimestre de 2017 relativas à cobertura
assistencial, como negativas e demora no atendimento. A medida entra vigor no
dia 8 de dezembro e garante que os 167,7 mil beneficiários dos planos suspensos
neste ciclo continuem a ter assistência regular. A lista de planos com
comercialização suspensa pode ser acessada aqui.
A ANS recebeu 15.912 reclamações de natureza assistencial entre o dia 1° de julho e 30 de setembro e considerou 14.138 queixas para análise. No período, 92% das reclamações foram resolvidas pela mediação feita pela ANS via Notificação de Intermediação Preliminar (NIP), que busca uma solução mais rápida do problema. Os casos não resolvidos viram processos contra as operadoras e também são contabilizados para a suspensão da comercialização.
A ANS recebeu 15.912 reclamações de natureza assistencial entre o dia 1° de julho e 30 de setembro e considerou 14.138 queixas para análise. No período, 92% das reclamações foram resolvidas pela mediação feita pela ANS via Notificação de Intermediação Preliminar (NIP), que busca uma solução mais rápida do problema. Os casos não resolvidos viram processos contra as operadoras e também são contabilizados para a suspensão da comercialização.
A suspensão
está prevista pelo Programa de Monitoramento da Garantia de Atendimento, com o
objetivo de garantir atendimento de qualidade aos beneficiários. A ANS monitora
as reclamações feitas pelos usuários e a cada três meses identifica as operadoras
e planos com maior número de reclamações assistenciais, levando em conta também
o número de beneficiários e a segmentação assistencial. Após suspensos, os
planos afetados só podem voltar a ser comercializados para novos clientes se
comprovarem a melhoria no atendimento.
Neste ciclo,
27 planos de saúde de sete operadoras que comprovaram melhoria nos serviços
prestados foram reativados ou parcialmente reativados. A lista dos planos
totalmente liberados para comercialização pode ser acessada aqui.
Transparência
As informações
sobre o programa de monitoramento por operadora são públicas. O consumidor pode
conferir o histórico das empresas antes da compra e saber se ela teve planos
suspensos ou reativados. Além disso, é disponibilizado um panorama geral com a
classificação de todas as operadoras
Quem busca
informações sobre planos ou precisa entrar em contato com a ANS pode acessar os
canais de atendimento da agência na internet ou ligar para 0800 7019656.
Fonte: Agencia Brasil
Foto: jpagora