ENCOMENDAS DE BOLOS

Histórica Igreja de São Benedito preserva legado dos escravos negros em Paranaguá

A Igreja de São Benedito, localizada no Centro Histórico de Paranaguá, Paraná, é considerada a primeira igreja construída no sul do Brasil por escravos negros devotos de São Benedito. Estima-se que sua construção tenha ocorrido entre os anos de 1600 e 1650. No entanto, há historiadores que defendem que o templo foi erguido em 1784.

Edificada como espaço para a encomendação dos corpos de negros falecidos, missas,

casamentos e batizados de escravizados – que não podiam frequentar a igreja destinada aos brancos –, a igreja é um marco da colonização no sul do Brasil. Padroeira da Irmandade de São Benedito, ela homenageia o "Glorioso São Benedito", como era chamado pelos escravos.

Preservada até os dias atuais, a igreja passou por diversas reformas ao longo dos anos. Em 1962, foi tombada pelo Patrimônio Histórico e Artístico do Paraná, e em 1967, recebeu o reconhecimento do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Em seu interior, abriga um magnífico acervo sacro, também tombado.

Todos os anos, entre o final de dezembro e o início de janeiro, ocorre a tradicional festa em homenagem a São Benedito, com celebrações especiais no dia 1º de janeiro.

Igreja de São Benedito, Paranaguá, história, escravidão, São Benedito, festa tradicional, acervo sacro, patrimônio histórico, Paraná, Centro Histórico

Enviar um comentário

0 Comentários