A Medicina ainda não conseguiu recriar olhos ou fazer com que deficientes visuais voltem a enxergar, mas graças à tecnologia, alguns pacientes cegos já podem ter uma visão “biônica”por meio de uma conexão entre uma câmera e o cérebro. A primeira cirurgia do tipo, que aconteceu recentemente em um hospital no Canadá, contou com a presença de Flávio Rezende, médico brasileiro que é chefe do Departamento de Reina da Universidade de Montreal.
Durante a cirurgia, um chip foi implantado na retina de uma mulher de 51 anos. A peça, que faz o papel de fotorreceptor, vai receber e enviar para o cérebro as imagens captadas por uma câmera especial instalada nos óculos da paciente. Diferente da visão comum, essas imagens são digitais e têm suas limitações. Segundo Rezende, espera-se que pacientes que fazem uso dessa tecnologia consigam se movimentar sozinhos em suas casas e até possam distinguir algumas letras, mas a tecnologia ainda precisa avançar muito para que a visão biônica se iguale à normal.
Vale mencionar que as imagens captadas pela câmera são transmitidas por uma antena sem fio aos olhos e, em seguida, são enviadas ao cérebro por meio do nervo óptico. Sendo assim, a cirurgia só é efetiva nos casos de deficiência visual em que não há danos nesse nervo.
Fonte;hypeness/O Globo
0 Comentários