ENCOMENDAS DE BOLOS

Prefeitura de Paranaguá interdita trapiche no Centro Histórico por risco à segurança

A Prefeitura de Paranaguá interditou na tarde desta quinta-feira (9) o trapiche de embarque e desembarque de passageiros localizado atrás do palco Tutóia, no Centro Histórico, na margem esquerda do Rio Itiberê. De acordo com a Secretaria Municipal de Obras, a laje de acesso à estrutura está comprometida.

Conforme o laudo técnico, o tablado superior foi executado inadequadamente com viguetas treliçadas comuns, sem cobrir as armaduras de forma adequada. A constante exposição às marés provocou corrosão externa, comprometendo o apoio das vigas laterais. "A estrutura está comprometida porque não há ferragens que sustentem a laje de apoio. Há risco à vida humana e à imagem da cidade", afirmou o secretário Ozéias Rebello Costa.

A recomendação de interdição foi comunicada ao secretário de Cultura e Turismo, Ivan Lapolli Filho. Como alternativa, turistas que desembarcarem na cidade, incluindo os passageiros do navio MSC Armonia que chega nesta sexta-feira (10), utilizarão o trapiche de embarque e desembarque para a Ilha do Mel. As operadoras Barcopar e Abaline farão o revezamento dos serviços, garantindo o atendimento sem prejuízo ao turismo local.

O MSC Armonia, que vem de Buenos Aires, terá o desembarque inicial no trapiche do Rocio, às 8h. Os passageiros serão levados à Praça de Eventos, onde a Secretaria de Estado do Turismo (Setu-PR) montou um receptivo em parceria com a Agência de Desenvolvimento Cultural e do Turismo Sustentável (Adetur Litoral) e apoio da Prefeitura.

Segundo a secretária de Serviços Urbanos, Cris Rosa, a interdição não afetará as próximas escalas do navio, já que a Setu-PR se comprometeu a instalar um trapiche flutuante na Estação Náutica na próxima semana.

O prefeito Adriano Ramos destacou a importância de esforços conjuntos entre a Prefeitura, o Governo do Estado e a Adetur Litoral para garantir recepção de qualidade aos turistas. Guias da Secretaria de Cultura e Turismo orientarão os passageiros e agentes das operadoras, a maioria estrangeiros.

Prefeitura de Paranaguá, interdição, trapiche, Centro Histórico, Rio Itiberê, turismo, MSC Armonia, navio de cruzeiro, turistas, Setu-PR, Adetur Litoral, embarque e desembarque, Ilha do Mel, trapiche flutuante

Texto: Jornalista Edye Venancio

Fonte: PMP







 

Enviar um comentário

0 Comentários