ENCOMENDAS DE BOLOS

Rádio Difusora AM1460: grandes comunicadores e muitas histórias


















Em uma recente visita aos seus álbuns de fotos, relembrei os quase sete anos de dedicação à Rádio Difusora AM 1460. Esse período foi marcado pela realização de um sonho e pela afirmação do rádio AM como uma verdadeira escola para comunicadores.

Recebi o convite para integrar a equipe da Rádio Difusora pelo Padre Sérgio Sviental Campos, então diretor da emissora e reitor do Santuário de Nossa Senhora do Rocio. A mudança gerou críticas de muitos que questionavam sua decisão de trocar a FM pela AM. “Sair de uma FM e ir para uma AM? Você é doido cara?”, ouviu de diversos colegas. Após 10 anos na Ilha do Mel FM, aceitei o desafio e ingressei na Difusora em 19 de dezembro de 2005.


 Durante minha trajetória, tive o privilégio de trabalhar ao lado de grandes nomes do rádio. Um deles foi Celso Chichorro de Oliveira, o "Show Man do rádio", um comunicador carismático e respeitado que deixou uma marca profunda na emissora. Outro colega lembrado com carinho é Vidal Scomação, conhecido por sua icônica frase matinal: “Olha a hora, não perca a hora, não perca a sua condução”.

Mozar Lopes de Moura também faz parte das minhas memórias, conhecido por seu jeito engraçado e irreverente, Mozar era presença constante em eventos e querido pelos ouvintes. Outro nome de destaque é Mário Mikosz, tive o prazer de apresentar ao seu lado o Jornal da Manhã, um programa de grande audiência que abordava os assuntos da cidade de forma descontraída e informativa, bem diferente de hoje.

João Carlos Borges Mourad, o "Mura Mura", é outro comunicador que marcou a história da Rádio Difusora. Sua simplicidade e carisma conquistavam facilmente o público, sendo lembrado até hoje por seus ouvintes.

Por fim, expresso a minha gratidão ao Padre Sérgio Sviental Campos pela oportunidade de realizar um sonho e aprender com esses mestres da comunicação. A lembrança da minha passagem pela Rádio Difusora AM 1460 é motivo de orgulho e reconhecimento pelo trabalho realizado.








                                          



Sobre a Migração

decreto presidencial nº 8139 autoriza a migração das emissoras de rádio que operam na faixa AM para a faixa FM. As regras foram definidas pelo Ministério das Comunicações na portaria nº 127, de 12 de março de 2014.  A faixa FM possui cobertura similar com maior qualidade de transmissão, o que explica o gradual desinteresse na continuidade da prestação do serviço de AM local. Atualmente, 1.772 emissoras operam na frequência de AM em todo o Brasil. Elas estão divididas de acordo com o alcance: local, regional ou nacional. (Ministério das Comunicações).

Fotos e texto: Edye Venancio