ENCOMENDAS DE BOLOS

Dengue em Paranaguá: são quase 300 casos

A cidade de Paranaguá enfrenta uma situação preocupante com o surto de dengue, que vem causando comoção e medo entre os moradores. Com quase 300 casos confirmados da doença, a população se mobiliza em uma luta conjunta contra o mosquito Aedes Egypt, responsável por esse alarmante número de infectados.

Recentemente, foram realizados mutirões envolvendo Agentes Comunitários de Saúde, voluntários de diversas secretarias e moradores, percorrendo os bairros para disseminar informações e solicitar a colaboração de todos os cidadãos. A cidade registra um total de 253 casos, sendo o bairro da Ponta do Cajú o mais afetado, com 50 casos confirmados.

"É necessário que todos trabalhem juntos, cada um fazendo a sua parte, iremos eliminar esse mal que vem tirando o sono de muita gente. Essa doença não é brincadeira", alerta um dos voluntários envolvidos na campanha.

O surto de dengue em Paranaguá ressalta a importância da união da comunidade e da adoção de medidas preventivas para combater a proliferação do mosquito transmissor.  (Edye Venancio)


Epidemia é a propagação de uma doença infecciosa, que surge rapidamente em determinada localidade ou em grandes regiões e ataca ao mesmo tempo um grande número de pessoas.

Os vírus, bactérias ou outros microrganismos são os responsáveis por provocar as epidemias. Eles se propagam através do ar, da saliva, da água, do sangue ou por meio de animais denominados hospedeiros.
Diversas epidemias já ocorreram ao longo dos séculos, entre elas, a peste bubônica ou peste negra, que assolou a Europa e a Ásia, entre os anos de 1333 a 1351, e provocou milhões de mortes. A Varíola matou milhões de pessoas entre os anos de 1896 a 1980.

No sentido figurado, epidemia é qualquer coisa que virando moda, passa a ser usada por um grande número de pessoas. É também uma expressão usada para generalizar um grande número de determinadas ocorrências. Ex.: epidemia de fumo, epidemia de homicídios etc. (significados.com)

Texto: Edye Venancio
Foto: timbonet.com.br

Enviar um comentário

0 Comentários