ENCOMENDAS DE BOLOS

Empresa Portos do Paraná promove concurso de desenhos

Atividade da empresa pública faz parte do Projeto Porto Escola. Concurso é aberto para todos os alunos de 5º ano, da Rede Pública Municipal de Ensino, que visitaram o Porto de Paranaguá de março até o último dia 13 de junho. São 17 escolas participantes

Os 1.103 alunos de 5º ano das escolas municipais que visitaram o Porto de Paranaguá neste primeiro semestre se preparam para participar do Concurso de Desenho do Projeto Porto Escola. São 17 centros de educação que têm até esta quarta-feira (19), às 17h, para reunir e entregar as obras na Secretaria Municipal de Educação e Ensino Integral (Semedi).

O concurso de desenho é organizado pela empresa Portos do Paraná, em parceria com a prefeitura. Além de retratar o porto, os alunos também criam frases sobre a visita que fizeram. A responsável pelo projeto na empresa pública, a bióloga Jaqueline Dittrich, explica que o concurso é a segunda etapa da atividade, que tem o objetivo de aproximar a atividade portuária da comunidade. “A intenção é ensinar, de forma lúdica, a importância da atividade portuária para a economia local e a responsabilidade que cada cidadão e empresas têm para com a conservação e manutenção do meio ambiente”, diz.
O concurso, segundo ela, serve para medir o envolvimento e o aproveitamento dos alunos durante as visitas. “Com os desenhos, as crianças expressam, pela arte, como elas enxergam o Porto, relacionando o que viram com o que receberam de informação na visita do projeto”, explica Jaqueline.

A coordenadora de projetos e eventos pedagógicos da Secretaria Municipal de Educação, Giovana de Carvalho, conta que a parceria com o Projeto Porto Escola existe há cinco anos, desde o início da ação. Neste tempo todo, já foram mais de dez mil crianças participantes.

“O projeto é importante para os alunos e para nós, da Secretaria, que podemos vivenciar com eles esse momento; assim como para o professor que consegue sair dos livros e ir para a realidade com eles. O Porto está de parabéns por essa iniciativa”, afirma.

Para Giovana, os desenhos são presentes para todos os envolvidos nesse projeto. “A criança consegue demonstrar e colocar no papel tudo o que ela vivenciou e é um ganho para todos - professores, Porto e para o próprio aluno”, afirma.

EXPECTATIVA - Entre os estudantes, a ansiedade cresce a cada dia para a entrega dos trabalhos, que estão bonitos. Nas escolas, com toda a equipe, o esforço é grande nessa reta final. Um exemplo, é a expectativa da Escola Municipal Presidente Castelo Branco que participa com quatro turmas de 5ºs anos.

Para a diretora Jucimara Rodrigues da Luz, o Porto Escola é uma oportunidade para que os alunos conheçam a importância do Porto e para que a escola complemente o aprendizado.
“Com o conhecimento que eles trazem das visitas, tudo o que aprenderam sobre o Porto, Sustentabilidade e Meio Ambiente, as professoras vão trabalhar com toda a curiosidade que essa visita desperta. Eles voltam maravilhados”, diz. 
Segundo a professora Manoela Zacarias, responsável por uma das turmas, os 26 alunos dela são competitivos e estão bem preparados. “Eles trabalham os desenhos no integral, no período da tarde, e estão se dedicando bastante, tanto às pesquisas da temática portuária quanto aos desenhos”, afirma.
Quem ajuda a professora com a parte artística é a professora de artes da escola, Sandra Mutsumi Tsuiki. “Eu procuro, através do conhecimento dos alunos, ajudá-los a expressar através de formas, linhas, traçados e cores. A arte do desenho é transmitir o que ele viu, aprendeu e sentiu daquela vivência. Isso que eu procuro intermediar, sem interferir. É uma interpretação que enriquece a experiência que eles tiveram no Porto”, diz. 
CONCURSO - O desenho com frase deve ser inédito e elaborado pelos alunos, em papel A4, em uma única via. No verso, deve constar a frase, o nome da Instituição de Ensino, nome do aluno(a) e nome do(a) professor(a).

Os desenhos devem ter sido criados em sala de aula, sob a supervisão do(s) professor(es) acompanharam as atividades realizadas no Porto. As técnicas de criação e arte são livres. Os desenhos devem ser coloridos com lápis de cor ou canetas hidrográficas. Os trabalhos devem ser individuais
  
O julgamento dos desenhos será feito por comissão avaliadora composta de servidores representantes da empresa Portos do Paraná (Diretoria Ambiental e Comunicação) e da Secretaria Municipal de Educação e Ensino Integral de Paranaguá.

Os critérios avaliados serão criatividade, originalidade e temática.

RESULTADO - O resultado será divulgado no dia 1º de julho, no site da Portos do Paraná. No dia 10 de julho, no Auditório “Emir Roth”, no Palácio Taguaré, sede da Administração dos Portos, haverá uma solenidade de premiação dos alunos vencedores.

Os dez primeiros colocados serão premiados com passeio de barco proporcionado pela Praticagem, pela Baía de Paranaguá. O passeio será acompanhado das professoras, com autorização expressa assinada pelos pais ou responsáveis e um representante da Semedi.

No segundo semestre, acontecem novas visitas e um segundo concurso. Em julho, o Projeto Porto Escola começa a ser realizado também com as escolas de Antonina.

Fonte: Portos do Paraná