O Departamento
de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de
Infraestrutura e Logística, avança nos serviços da nova Ponte
Guaratuba-Matinhos e seus acessos, no Litoral. Está em andamento desde 27 de
outubro a instalação do canteiro industrial e do canteiro administrativo, ao
lado do ferry boat, na margem de Guaratuba.
Eles
contemplam várias etapas ambientais e de engenharia, que acontecem de forma
simultânea, como a supressão vegetal e o manejo de fauna, tarefas que abrem os
terrenos para construção dos canteiros.
Também está em
andamento a instalação dos tapumes; a execução dos novos acessos aos portos 1 e
2; e a execução das sondagens mistas e a trado. De acordo com o assessor do
diretor-presidente do DER/PR, Alexandre Castro Fernandes, engenheiro fiscal da
obra, os trabalhos estão correndo dentro do prazo para que seja cumprido o
cronograma estipulado até a entrega da ponte.
"A
importância de respeitar as etapas está ligada diretamente ao cronograma da
obra, como evitar atrasos com retrabalhos que impactam no resultado final do
projeto. Estamos seguindo o plano para entregar dentro dos 24 meses",
destaca o engenheiro.
Fernandes
explica, ainda, que as modificações realizadas no acesso de Guaratuba, no
desembarque do ferry boat, foram necessárias para ampliar e melhorar a
circulação de veículos, pedestres e ciclistas, pois o canteiro industrial
interrompe o acesso ao porto 1. "Para não limitar o acesso aos dois portos
criamos um desvio que vai contornar o canteiro e atender aos desembarques de
forma segura e facilitada, principalmente na alta temporada", revela.
Além disso, as
sondagens mistas e a trado também se fazem necessárias para entender a
resistência do terreno, com a coleta de amostras que indicam a profundidade e
qualidade do subsolo. "Os resultados revelam ao projetista que calcula o
tipo de pavimento e a espessura a ser utilizada para não comprometer a
qualidade da obra", explica o engenheiro fiscal.
Outra
atividade em andamento é a construção do canteiro administrativo, para receber
as equipes que vão operar a obra no dia a dia até a sua conclusão. Cerca de 50
empregos diretos e indiretos estão ocupados pelas equipes construtiva e
administrativa, além de biólogos e engenheiros ambientais.
Na sequência,
já estão programadas novas atividades que vão fazer parte da rotina do
empreendimento, como a chegada das balsas de apoio e também dos maquinários
para iniciar a concretagem das vigas que vão sustentar a ponte.
Fonte: AEN-PR
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