ENCOMENDAS DE BOLOS

Descanse em paz Amilton Aquim

Na madrugada desta sexta-feira, 17 de novembro de 2023, lamentavelmente, o renomado radialista, comunicador e cronista esportivo Amilton Aquim faleceu. A triste notícia foi confirmada por João Carlos Borges Mourad, também conhecido como "Mura-Mura", um dos muitos amigos de rádio do saudoso profissional.

Nesta foto de capa do dia 17 de maio de 2011, ainda pela Rádio Difusora AM 1460, tive a oportunidade de entrevistá-lo, recordando vários momentos vividos por ele e ficando atento aos conselhos que ele me dava reconhecendo e parabenizando-me pelo trabalho que vinha até então fazendo.

Amilton Aquim deixou sua marca indelével no cenário esportivo, percorrendo diversas emissoras ao longo de sua carreira. Seu legado teve início na Rádio Difusora AM 1460 em Paranaguá, onde atuou com paixão e dedicação por vários anos.

Destacando-se como o número 01 na Associação dos Cronistas Esportivos do Paraná, Amilton Aquim será eternamente lembrado por sua contribuição pioneira, sendo o primeiro inscrito na renomada instituição.

A comunidade esportiva perde um ícone, e seus colegas de profissão prestam homenagens a um talento inigualável. A partida de Amilton Aquim deixa uma lacuna significativa no mundo do jornalismo esportivo, sendo lembrado não apenas por suas habilidades profissionais, mas também por sua personalidade cativante.


Ficarão para sempre nos corações dos amantes do rádio, seus comentários sobre o esporte mais apaixonante de todos, o futebol.

Que a família, amigos e fãs encontrem conforto neste momento difícil. A voz de Amilton Aquim ecoará para sempre nas ondas do rádio e nos corações daqueles que tiveram o privilégio de conhecer o seu trabalho e sua paixão pelo esporte.



MAIS SOBRE AMILTON AQUIM


Imprensa parnanguara está de luto; morre Amilton Aquim

Na manhã de hoje, sexta-feira, 17 de novembro, Paranaguá se despediu do jornalista e radialista Amilton Aquim, ícone da imprensa parnanguara, onde desde muito jovem atuou com dinamismo e dedicação. Começou suas lides na pioneira ZYC-5, atual Difusora Mais FM; foi colaborador em jornais locais e membro do Instituto Histórico e Geográfico de Paranaguá (IHGP) e do Centro de Letras "Leôncio Correia", onde atuou por diversas gestões como Orador, além de ser um conhecedor profundo da nossa história, tanto no ramo da história propriamente dita, quanto da história do esporte paranaense. Guardava todo o seu conhecimento na memória, pois, quando solicitado para falar sobre um fato, fazia seus textos na velha
máquina de escrever ou às vezes, passava escrito manualmente. Escreveu um livro em parceria com um amigo sobre o Club Litterário; escreveu várias crônicas e fez inúmeros comentário; foi comentarista esportivo e apresentador de programa de entrevista na Difusora AM.

Foi por sua indicação que eu entrei para a Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Paranaguá na gestão Mário Roque, onde ele era o assessor; também por sua indicação, fui admitido sócio do Centro de Letras de Paranaguá e na minha gestão como presidente daquela instituição cultural, foi o Orador.

Amilton Aquim, o "Branco" como era chamado por muitos, será eternamente lembrado por todos, não só pelo seu trabalho na imprensa, mas, pela sua humildade e carinho que dedicava ao seus amigos. Deus o tenha em sua Glória!





João Carlos Borges Mourad "Mura-Mura"
comunicando o falecimento de Aquim



Texto e fotos: Edye Venancio


Enviar um comentário

0 Comentários