Parceria com a empresa Zortea Construções vai investir mais de R$ 1 milhão para oferecer oportunidades de aprendizado e inserção no mercado de trabalho.
A Prefeitura de Paranaguá, em parceria com o Centro de Integração Empresa-Escola do Paraná (CIEE/PR), fundado em 1967, e a empresa Zortea Construções, recepcionou nesta semana 43 jovens que passam a integrar o programa “Capacita Jovem – Construindo o Futuro”. Os participantes serão distribuídos em diversas secretarias municipais, conforme a necessidade de cada área e a proximidade de suas residências.
Durante a cerimônia, o prefeito Adriano Ramos relembrou sua própria experiência no início da vida profissional e destacou a importância da oportunidade.
“Esse programa vai preparar vocês para grandes empresas. Aproveitem ao máximo, porque essa fase passa rápido e pode fazer toda a diferença no futuro”, afirmou.
O analista de Recursos Humanos da empresa Zortea, Jeová Gomes, ressaltou que o projeto prevê investimento de mais de R$ 1 milhão em 47 meses. “É uma oportunidade que não é qualquer um que tem. O futuro de vocês está em suas mãos”, destacou.
O presidente do CIEE/PR, Antoninho Caron, reforçou o caráter transformador da iniciativa. “Além da bolsa-auxílio, vocês recebem conhecimentos que serão fundamentais para a vida pessoal e profissional.”
Representantes do poder público também destacaram a importância do programa. O presidente da Câmara, Adalberto Araújo, e a secretária municipal da Mulher, Desenvolvimento Social e Igualdade Racial, Carolina de Miranda Evangelista Lourenço, compartilharam experiências pessoais e incentivaram os jovens a valorizar a chance oferecida.
A supervisora especial de controle de fluxo do Departamento de Estágio, Sandrilis Di Santi Santana, explicou que a lotação dos jovens será ajustada conforme a necessidade das secretarias.
Entre os novos aprendizes está Tainy Vitória Alves de Santos, moradora da Ilha dos Valadares, que terá sua primeira experiência na Secretaria Regional da Ilha. “Acredito que vai abrir muitas portas para realizar meus sonhos. Vou dar o meu melhor desde agora”, afirmou.
O secretário regional da Ilha, responsável por receber dois jovens na Serval, ressaltou a importância do programa. “O propósito é preparar e transformar esses jovens hoje para que amanhã sigam firmes em suas carreiras profissionais.”
A Prefeitura em parceria com o Centro de Integração Empresa-Escola do Paraná (CIEE/PR) fundado em 14 de agosto de 1967, empresa Zortea Construções, secretários e servidores municipais recepcionaram 43 jovens do programa Capacita Jovem, construindo o futuro, que tiveram a oportunidade de ouvir os parceiros nesse programa e que serão aproveitados nas atuais secretarias.
O prefeito Adriano Ramos, relembrou dos seus primeiros passos ao ingressar no mercado de trabalhos e pediu aos jovens desse programa que aproveitem ao máximo.
“Agradeço aos parceiros do CIEE, através do presidente Antoninho Caron e seus colaboradores, a empresa Zortea representada Eu tenho certeza que as experiências que vocês terão nesse programa, irá prepará-los para participar de grandes empresas. Terá um significado super importante para a carreira de vocês. Aproveitem esse tempo, será muito especial, irá fazer a diferença na caminhada de vocês. Nessa idade de 15, 16 anos, é uma idade legal, é uma idade gostosa, mas passa muito rápido. Por isso eu espero que aproveitem essa oportunidade”, disse o prefeito.
O analista de Recursos humanos da empresa Zortea Jeová Gomes
“Vocês estão se antecipando com uma oportunidade que não é qualquer um que tem, agarrem essa oportunidade, é um investimento que a empresa vai fazer, mais de um milhão de reais, e vai ser 47 meses aproveitem, agarrem,o futuro de vocês está na mão de vocês”.
O presidente do CIEE, Antoninho Caron, destacou que esses aprendizes terão a oportunidade de aprender, adquirir conhecimento.
“Nunca perca a esperança de investir em você mesmo, nunca perca a esperança em transformar-se, em incorporar valores, em ser um agente de mudança de você e depois da sua família. Além de ganhar a bolsa auxílio como aprendiz, além da família manter os ganhos que já tem, você recebe saberes, conhecimentos”.
O presidente da Câmara Municipal de Vereadores Adalberto Araújo disse que hoje esses jovens estão tendo a oportunidade que ele não teve e dá um conselho.
“Se eu posso dar um conselho para vocês é aproveitem esta fase da vida que vocês têm esse privilégio de estudar, fazer um estágio, se aperfeiçoar e justamente projetar a vida de vocês. Vocês têm todo o caminho pela frente. E lembrem sempre, nada vem de graça. Então, é dedicação. É agarrar a oportunidade como se fosse um prato de comida. E foi isso que eu fiz. Eu me formei e não tive condição de estagiar porque eu ia ganhar de bolsa de estágio e não ia pagar as contas dos meus filhos e da minha esposa. Então eu tive que me aventurar. Nem todo mundo tem essa sorte de ter, digamos assim, esse processo bem sucedido. Então aproveitem”.
A secretária municipal da Mulher, Desenvolvimento Social e Igualdade Racial, Carolina de Miranda Evangelista Lourenço, alem de agradeceer todos os envolvidos nesse programa, lembrou que essa oportunidade ela não teve e que esse apoio que esses jovens estão tendo, farão a diferença.
“Nós não tivemos essa oportunidade que vocês estão tendo. Nós passamos também por muitos desafios durante a nossa trajetória familiar e que às vezes pode ser muito próxima à trajetória de vocês. Mas esse acolhimento, esse pegar na mão, esse apoio que vocês estão tendo, tenho certeza que vai fazer a diferença. Já fez a diferença porque todos vocês estão aqui.
E eu não podia também deixar de agradecer à equipe que fez tudo isso acontecer. Então eu agradeço muito à Amanda, à Dani, à Camila, que vestem a camisa da juventude através do Capacita Jovem, através de enfrentamento ao trabalho infantil, que infelizmente é uma realidade no nosso município. Então quando a gente acolhe vocês, a gente está tirando vocês de situações de trabalho infantil e isso nos deixa muito felizes”.
Supervisora especial de controle de fluxo do Departamento de estagio Sandrilis Di Santi Santana
“Eles tiveram a oportunidade que eu também tive há 19 anos atrás, de tentar lutar sozinha e às vezes sozinha é muito difícil, então pra mim isso daqui é de extrema importância e eu acredito que pra eles também vai ser.
De acordo com a responsável, a distribuição desses jovens seguirá a necssidade da secretaria próxima de suas casas.
“Desde o administrativo, vai pra Serval, vão pro urbanismo e se for preciso eles irão mudar no decorrer do estágio. A gente sempre verifica uma secretaria que seja próxima da casa deles, então acredito que seja isso inicialmente”.
A jovem Tainy Vitória Alves de Santos, moradora na Ilha dos Valadares, bairro 7 de Setembro, terá a sua primeira experiencia na Secretaria Regional da Ilha dos Valadares.
“Eu acredito que vai abrir muitas portas pra eu realizar os meus sonhos. E eu sei que começa assim, desde baixo, de pequeno, mas se batalhando, seguindo com foco, eu vou conseguir conquistar mais coisas durante o meu caminho, durante a minha carreira que eu vou criar como profissão. E se Deus quiser, essa vai ser minha profissão, um pouco mais à frente, um pouco mais conquistas, sempre em cima, sempre tentando ser a melhor, dar o meu melhor e desde agora”, finaliza a jovem.
O secretário Regional da Ilha dos Valadares, responsável por receber dois jovens que terão a sua primeira experiencia na Serval, destaca essa parceria.
“É importante destacar esse projeto do CIEE, o convênio com a prefeitura e também tendo a empresa Zortéa como apoiadora desse grande programa, que nos permite receber aqui a nossa nova estagiária lá na Serval e com certeza, junto com a nossa equipe, terá todo o acompanhamento e entendimento da gestão que nós realizamos lá e será uma excelente colaboradora. E o nosso propósito é preparar, é transformar esse jovem hoje que amanhã ele possa então seguir na sua carreira profissional na área em que ele entenda que ela possa atuar”.
#CapacitaJovem #Paranaguá #CIEEPR #ZorteaConstruções #Juventude #Aprendizado #AdrianoRamos
Capacita Jovem, Paranaguá, CIEE PR, Zortea Construções, Juventude, Aprendizado, Adriano Ramos
Texto: Jornalista Edye Venancio
Fotos: Moyses Zanardo
Fonte: PMP
0 Comentários