A Administração dos
Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) apresentou nesta segunda e terça-feira
(07 e 08), em Guarapuava e Ponta Grossa, os investimentos públicos e privados
para melhorar a logística de exportação e importação na safra 2017. Cerca de
duas mil pessoas - entre empresários, produtores rurais, representantes de
cooperativas, de federações, das indústrias e das Associações Comerciais -
participaram nas duas cidades do 12o Ciclo Paranaense de Palestras.
“São investimentos em infraestrutura que
totalizam R$ 600 milhões e têm como objetivo reduzir os gargalos e possibilitar
maior agilidade e economia no escoamento da safra 2017”, afirmou em Ponta Grosa
o secretário estadual de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho.
O diretor-presidente da Appa, Luiz Henrique
Dividino, falou sobre os gargalos da logística no Brasil e sobre os avanços
obtidos nos portos do Paraná. Segundo ele, recursos de aproximadamente R$ 423
milhões serão aplicados nos próximos dois anos, totalizando R$ 934,9 milhões.
Os investimentos públicos futuros serão para projetos de infraestrutura e ações
contínuas de manutenção e dragagem.
PERSPECTIVAS DA ECONOMIA - O economista Gustavo
Loyola foi o palestrante do 12o Ciclo Paranaense de Palestras. Ele abordou as
perspectivas da economia brasileira e o cenário econômico internacional.
Para Loyola, que é doutor em Economia pela
Fundação Getúlio Vagas e foi presidente do Banco Central (BC) em duas ocasiões,
a crise econômica do Brasil tem origem política. No entanto, a avaliação do
economista é otimista. Entre seus apontamentos, ele acredita que o país precisa
expandir a sua capacidade produtiva para atrair novos investimentos e
oportunidades.
“Cenários como os que foram apresentados pela
Administração dos Portos, por exemplo, favorecem novos investimentos e ajudam a
fortalecer a economia no país”, declarou Loyola.
Ele acredita que os sinais vitais da economia
brasileira estão melhorando. “Todos estão mais otimistas com a economia. A
produção industrial e a produção de veículos estão melhorando e temos
indicadores da retomada moderada do crescimento do PIB em 2017 e 2018”,
mencionou Loyola.
COMPROMISSO - Entre os investimentos dos Portos
do Paraná foram apresentados no 12o Ciclo Paranaense de Palestras as campanhas
de dragagem, a primeira reforma do cais do Porto de Paranaguá, melhorias
viárias, o fim das filas de caminhões, a modernização do sistema de conferência
de cargas e a aquisição de equipamentos como os quatro novos shiploaders, dez
novos guindastes, novas balanças para pesagem de caminhões, tombadores,
scanners e a construção de novas guaritas e novos acessos ao pátio de triagem
de caminhões.
A implantação do APPA WEB (Porto Sem Papel), a
nova iluminação (em LED) da avenida portuária, trouxeram maior agilidade e
segurança para operações noturnas. Estes investimentos possibilitaram um ganho
de produtividade de 33% no corredor de exportação e de quase 60% nas operações
portuárias.
Na área de meio ambiente, a APPA concluiu o
Centro de Proteção Ambiental das Baias de Paranaguá e Antonina (CPA) - primeira
base do Brasil, localizada em porto público, e que integra o atendimento à
fauna petrolizada com o atendimento a emergências ambientais envolvendo
derramamentos químicos e de óleo.
MODERNIZAÇÃO - Somando-se a isso, já foram
licitados R$183 milhões para modernização dos berços 201 e 202 e ampliação em
100 metros do cais do berço 201 - sentido Oeste. Os projetos dos novos píeres
já estão prontos, além da ampliação do pátio de triagem. Outro avanço é no
planejamento. O Governo do Paraná concluiu o Plano de Desenvolvimento do
zoneamento portuário (PDZPO), que permitirá o arrendamento de novas áreas.
INVESTIMENTOS PRIVADOS - Além dos investimentos
públicos, outros R$ 5,1 bilhões em investimentos privados já estão em andamento
nos Portos do Paraná. Os projetos - que incluem novos terminais e
arrendamentos, renovações de contratos e rearrendamentos de áreas públicas.
“O Porto hoje é o grande indutor de investimento
do Estado e, justamente por isso, estamos ampliando as discussões sobre a
modernização de ferrovias e rodovias”, declarou o diretor-presidente da Appa,
Luiz Henrique Dividino.
O plano de investimentos previstos pela Appa
para os portos do estado prevê um cenário até 2030. Neste período, a demanda de
movimentação de cargas no Paraná deverá saltar das atuais 45 milhões de
toneladas para 83 milhões de toneladas.
Fonte: APPA
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