ENCOMENDAS DE BOLOS

Marcha para o Judas!

A Praça Cyro Abalém, tradicional ponto de encontro dos moradores da Ilha dos Valadares, é cenário de conversas animadas e debates sobre os principais assuntos do dia. Entre risadas e piadas, a política local é tema recorrente.

Um morador, conhecido por apoiar os políticos em exercício, discorria entusiasmado sobre a prometida construção da ponte, assegurando que as obras começariam ainda este mês. “Minha família inteira votou no atual prefeito,” declarava ele, com convicção. Outro frequentador da praça, cético, retrucou: “Em dezembro tem Papai Noel. Vai dizer que você acredita nele? Moro há 50 anos nessa ilha e sempre que tem eleição, vem um Zé Mané com esse papo, ganha o voto e some. Ah vá puxar o saco pra lá!”

A discussão se voltou para as eleições legislativas, com um insulano afirmando já ter seu candidato a deputado e prevendo uma vitória fácil com mais de 80 mil votos. A declaração provocou risadas. “Só isso? O meu voto ele não ganha. Não ganhou nem para vereador, não fez nada pelos bairros, muito menos para a Ilha dos Valadares, só aumentou o seu salário e nós comendo ovo,” respondeu um outro morador. Em meio às gargalhadas, outro brincou: “De ovo você entende, lagarto!”

A conversa desviou para a infraestrutura da praça. “Essa Praça deveria ter bancos de madeira, né? Fica mais bonito,” sugeriu um frequentador assíduo. Outro comentou sobre a desconforto dos bancos de concreto: “Tem praça que tem um monte de bancos de concreto que dói as costas dos idosos. Ninguém senta por causa das dores na coluna. Tem pracinha aí que tem uns duzentos bancos, kkkkkkkk.”

Seu Otávio, evangélico, aproveitou o momento para divulgar a Marcha para Jesus, convidando os amigos presentes. No entanto, um morador descontente rapidamente comentou: “Se tiver Marcha para o Judas eu vou, mas tem que ser num dia de chuva. Quero andar pelas ruas que alagam, que têm lama, que necessitam de calçamento, viu a rua do Mangue Seco? Viu as ruas do Canarinho, bairro Sete de Setembro do vereador que esperam asfalto. Vão ter essa sorte, tem que mudar de vereador a ilha”

E mais uma vez, a praça se encheu de risadas. Quem mora na Ilha dos Valadares sabe que, na Praça Cyro Abalém, qualquer assunto é motivo para piada.

Ilha dos Valadares, Praça Cyro Abalém, política local, promessas eleitorais, construção da ponte, debate político, infraestrutura urbana, crítica social, Marcha para Jesus, humor comunitário, problemas de calçamento, insatisfação popular, eleições municipais, tradição da ilha, vida cotidiana, convivência comunitária


Texto: Edye Venancio
(Colaboração Reginaldo e Augusto)

Enviar um comentário

0 Comentários