Um navio com velas metálicas, que utiliza o vento
para economizar combustível durante a navegação e emite 30% menos gás carbônico
que os convencionais. Esse é o Pyxis Ocean, considerado o primeiro navio
“verde” do mundo e que, em sua primeira viagem com a nova tecnologia, teve como
destino o Porto de Paranaguá. O governador Carlos Massa Ratinho Junior esteve
nesta quarta-feira (20) a bordo do cargueiro, que partiu do Porto de Xangai, na
China, no início de agosto.
Fretado pela multinacional Cargill, o navio será
carregado com 63 mil toneladas de farelo de soja no terminal marítimo
paranaense na próxima semana, com destino à Polônia. “Em sua primeira viagem, o
navio mais sustentável do mundo escolheu como destino o Porto de Paranaguá, o
mais eficiente do Brasil, e que fica justamente no Estado mais sustentável do
País”, disse Ratinho Junior. “Essa é uma demonstração de que o mundo está
olhando para o Paraná, que é referência em produção, logística e
sustentabilidade”.
A tecnologia do Pyxis Ocean, chamada BAR Tech
WindWings, foi desenvolvida pela BRA Technologies, em parceria com Yara Marine
Technologies e a Mitsubishi e apoio da União Europeia. Ela busca inovação e
ganhos nos custos operacionais, além da redução na emissão de poluentes. A BRA
trabalha em projetos náuticos, incluindo experiência em regatas oceânicas, como
a America’s Cup.
“O Porto de Paranaguá já é o mais eficiente do
Brasil, e agora recebe essa tecnologia inédita para os portos do País. Quando alguém avistar esse navio com velas de 38 metros de altura, saiba que a viagem
que ele fez economizou toneladas de combustível que seria emitido no meio
ambiente”, destacou o secretário estadual da Infraestrutura e Logística, Sandro
Alex.
Em maio do ano passado, o Porto de Paranaguá já
tinha recebido o navio MV Afros, também graneleiro e que usava velas rotatórias
para ajudar na propulsão e reduzir o consumo de combustível. A economia pode
chegar a 12,5% graças aos rotores que giram com a passagem do vento e ajudam na
impulsão da embarcação. Assim como o Pyxis Ocean, possui motor a combustão,
mas, nesse caso, pode atuar com menos potência e gastar menos combustível
fóssil.
REFERÊNCIA – A Portos do Paraná é signatária do
Pacto Global da ONU e tem atraído embarcações que estejam alinhadas na busca
pela redução de emissão de gases do efeito estufa. Em novembro, a empresa
pública vai representar o setor portuário mundial na COP 28, que acontece em
Dubai.
“Receber um navio com essa inovação demonstra que o nosso porto é referência para o mercado em eficiência e sustentabilidade, o que nos compele a inovar cada vez mais, para oferecer uma opção logística sustentável para o mundo”, disse o diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia.
“Nenhuma outra embarcação tem esse mecanismo de
velas, que economiza toneladas de combustível em uma viagem de 40 dias. O Porto
de Paranaguá recebe mais de 3 mil navios por ano, e a tendência para o futuro é
ampliar a economia de combustível nesses cargueiros, trazendo um equilíbrio
maior ao meio ambiente nas operações portuárias”, ressaltou.
CORREDOR LESTE – A operação irá ocorrer no Corredor
de Exportação Leste do Porto de Paranaguá, que nos primeiros oito meses deste
ano movimentou 15,3 milhões de toneladas de grãos (soja e milho) e farelo de
soja. Essa movimentação representa um crescimento de 17,5% se comparado ao
mesmo período de 2022. Apenas de soja em grão, o Corredor Leste embarcou 9,2
milhões de toneladas, quase 26% a mais em relação ao ano de 2022. Ao mesmo
passo, o farelo de soja obteve crescimento de 5% e o milho 8,5%, números que
demonstram a eficiência da estrutura portuária de Paranaguá.

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